“O Brasil e a democracia não merecem tamanha farsa”, diz Dilma

13 de abril de 2016

Centenas de educadores participam neste momento com a presidenta Dilma Rousseff do Encontro Nacional pela Democracia, no Palácio do Planalto. Dilma foi recebida com palavras de apoio em um salão lotado de educadores, pesquisadores, cientistas e estudantes. O ato desta terça-feira (12) é contra o processo de impeachment em curso na Câmara dos Deputados.

Diversos representantes da Educação, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), discursam em manifestação contra o golpe. Em seu discurso, a presidenta classificou o processo de impeachment como “a maior fraude jurídica” da história. “Conspiram abertamente à luz do dia para desestruturar o mandato de uma presidenta eleita. Caluniam enquanto leiloam posições no gabinete do golpe”.

E numa referência ao recente vazamento envolvendo o vice-presidente Michel Temer, afirmou: “Caem as máscaras dos conspiradores. O Brasil e a democracia não merecem tamanha farsa”.

No início da cerimônia, após a primeira parte do Hino Nacional, quando a gravação foi cortada, a multidão permaneceu cantando a segunda estrofe, num gesto que emocionou a presidenta e demais presentes.

O evento reúne mais de mil pessoas e tem a presença de deputados e senadores da base aliada e de entidades sindicais que representam os trabalhadores da área educacional, entre elas a CTB, representaada pela presidente da CTB Amazonas, Isis Tavares, e a secretária da Comunicação, Raimunda Gomes, entre outros cetebistas. A coordenadora geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (CONTEE), Madalena Guasco, discursou na cerimônia e fez a defesa do mandato de Dilma Rousseff e da legalidade democrática.

Também marcam presença representantes dos movimentos sociais, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (SINTEAM), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB) e os sindicatos de professores de Campinas, Minas Gerais e Mato Grosso: SINPRO Campinas, SINPRO Minas e SINPRO Mato Grosso.

Acompanhe a transmissão ao vivo aqui no Portal CTB.

De Brasília, Ruth de Souza