Notícias

Debate sobre desmonte do estado brasileiro fez parte da reunião do Sinpro

5 de julho de 2016

As campanhas reivindicatórias dos/as professores/as e a conjuntura política do país foram temas de debates na reunião geral da diretoria do Sinpro Minas, realizada no dia 2 de julho, em Belo Horizonte. O desmonte do estado brasileiro esteve em destaque na fala dos participantes.

A presidenta do Sinpro Minas Valéria Morato falou sobre os retrocessos no governo golpista de Michel Temer e citou a ligação entre o ministro escolhido para a pasta da Educação e grupos da educação privada. Ela relacionou as tentativas de retirada de direitos dos/as trabalhadores/as com a campanha reivindicatória dos/as professores/as. Segundo dados do Dieese, a análise das negociações de trabalhadores em 2015 mostra o parcelamento do reajuste de várias categorias, pelo INPC. Em 2016, 30 categorias receberam reajuste com parcelamento e 76 com reajuste abaixo do INPC. “Tivemos pequenas vitórias, ao fechar algumas convenções coletivas, nas diversas regiões do estado, sem prejuízo para os professores”, afirmou.

O diretor do Sinpro Minas, Gilson Reis, fez uma uma análise sobre o documento do PMDB denominado Uma ponte para o futuro, que apresenta uma proposta liberalizante derrotada com a vitória de Dilma nas urnas em 2014. Ele também abordou as articulações do deputado Eduardo Cunha e do presidente provisório Michel Temer, juntamente com as forças ligadas aos setores financeiro e midiático que promovem o golpe em curso no país.

reuniao-diretoria

Segundo Gilson, as propostas de Temer são imensamente prejudiciais aos mundos do trabalho, à educação e à previdência pública. Ele comparou os três pilares que sustentam a macroeconomia do país (as políticas fiscal, tributária e cambial) entre as adotadas pelo governo Dilma (positivas para o país e que enfrentou o capital financeiro) e as do governo golpista (prejudiciais à nação e que se alia ao capital financeiro). Por fim, analisou as consequências das políticas adotadas pelo governo golpista para a Educação, como a terceirização e a privatização das escolas e universidades públicas; a entrega do Pré-Sal às empresas multinacionais do setor e que, com isso, a educação poderá perder bilhões; o fim da aposentadoria especial para os professores entre outros prejuízos.

No debate, os diretores falaram do movimento “volta Dilma”, da necessidade de reformas, do desmonte do estado brasileiro, dos caminhos a serem percorridos e dos problemas complexos a serem enfrentados no próximo período, que devem ser enfrentados com o povo na rua. Também foi lembrada a importância de eleger nas próximas eleições representantes dos/as trabalhadores/as, comprometidos/as com um projeto de desenvolvimento do país com valorização do trabalho.

Gilson Reis encerrou sua análise, falando sobre as Propostas de Emenda à Constituição prejudiciais aos/às trabalhadores/as. Segundo ele, é preciso ter foco na campanha fora Temer e apoiar um plebiscito. “É preciso derrubar este governo golpista e é possível a volta da Dilma. É necessário repactuar o nosso campo, aglutinar forças, ampliar a democracia, denunciar o projeto da escola sem partido, entre outras ações”.

Fotos: Messias Telecesqui

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha