Notícias

O trabalhador e a saúde suplementar

24 de abril de 2009

Nota técnica do Dieese nº 82

O Brasil é um dos poucos países do mundo dotado de uma política universal de saúde pública garantida pela Constituição e que respeita o conceito da Organização Mundial da Saúde. Este modelo surgiu na luta dos movimentos sociais em conjunto com a mobilização pela democratização do país e tomou forma no Sistema Único de Saúde (SUS), já instituído há 20 anos.

O atendimento à saúde do trabalhador, no entanto, não se dá apenas no âmbito do sistema público, mas envolve ainda o sistema privado que se subdivide em saúde complementar e suplementar, esta última configurada nos planos e convênios de saúde que atendem quase 40 milhões de trabalhadores. 

Devido a grande importância deste tema para os trabalhadores, o DIEESE e a ANS, firmaram convênio para realização de projeto, em conjunto com seis centrais sindicais e com o Diesat, de sensibilização, pesquisa e capacitação sobre a relação entre o trabalhador brasileiro e a saúde suplementar. 

Esta nota técnica é a primeira a tratar deste tema. Ela apresenta um breve quadro do sistema de atendimento à saúde no país; um histórico da mobilização que acabou por ser fundamental para a implantação do SUS, além de dar um panorama inicial da saúde suplementar no Brasil, assunto a ser mais aprofundando em texto ainda em elaboração.    

Para ler a íntegra da Nota técnica nº 82, clique http://www.dieese.org.br/restrito/notatec82saudeComplementar.pdf

Acesse outros materiais divulgados pelo Departamento no endereço: www.dieese.org.br   

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha