Notícias

OAB encaminha pedido de impeachment de Temer à Câmara

22 de maio de 2017

Por 25 votos a 1, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu em reunião neste sábado (20) por encaminhar no início desta semana à Câmara dos Deputados o pedido de abertura de processo de impeachment do presidente Michel Temer.

O conselheiro do Amapá foi o único a votar contra e o representante do Acre não compareceu. Os outros 24 estados e o DF votaram a favor. Após reunião de mais de sete horas, os conselheiros concluíram que há indícios de crime de responsabilidade na conduta de Temer.

“Em termos políticos, o presidente perdeu por completo a condição de permanência no cargo”, afirmou o presidente da entidade, Claudio Lamachia à imprensa.

Será o nono pedido de abertura de investigação no Congresso contra Temer por conta da delação dos donos da JBS. E como aconteceu antes com a então presidenta Dilma Rousseff, caberá ao presidente da Câmara, neste caso Rodrigo Maia (DEM-RJ), acatar ou não o pedido de abertura do processo.

Segundo a OAB, há indícios de que o presidente infringiu dois artigos da Constituição: o artigo 85, sobre crimes de responsabilidade, e o artigo 116, sobre os deveres dos servidores públicos.

Entre as infrações, o fato de ouvir relatos delituosos e não informar às autoridades (Batista afirmou na gravação ter comprado juízes e um procurador da Lava Jato) e a indicação de um interlocutor no governo para tratar de interesses privados do empresário junto ao CADE (no caso, o deputado Rodrigo Loures, aliado do governo e ex-assessor do presidente Temer, também envolvido nas denúncias de propina).

“Na minha avaliação, tudo isso que está posto é absolutamente grave. São gravíssimas as acusações”, disse o presidente nacional da OAB.

Portal CTB com agências

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha