Notícias

ONU marca Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de janeiro de 2023

Este 27 de janeiro é o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em evento especial, a ONU marca a data com sobreviventes, familiares de vítimas, académicos e artistas no hall da Assembleia Geral.

Sob o tema “Lar e pertença”, uma série de eventos está agendada em Nova Iorque para reflexão sobre o assunto até fevereiro.

Crueldade

Em mensagem, o secretário-geral sublinha que o genocídio de judeus era evitável. Ele cita ainda vítimas como povos roma e sinti, pessoas com deficiência e outros grupos que morreram pelas mãos do nazismo.

Para António Guterres, nenhum genocídio é inevitável. Ao recordar o evento, ele destacou o culminar de milênios de ódio antissemita. O chefe da ONU enfatiza que os nazistas só puderam atuar com uma crueldade calculada, com atos desde a discriminação dos judeus da Europa até à sua aniquilação, porque poucas pessoas se manifestaram e muitos outros nada fizeram.

A mensagem pontua que existiu silêncio em níveis nacional e internacional diante de sirenes de alarme que soavam desde o início. Esses alertas eram o discurso de ódio, desinformação, descaso pelos direitos humanos e Estado de direito, exaltação da violência e da supremacia racial, além do pouco caso pela democracia e diversidade.

Memória

Para o secretário-geral, ao relembrar o Holocausto o mundo reconhece as ameaças à liberdade, à dignidade e à humanidade, inclusive no tempo atual.

O chefe da ONU pediu que o genocídio nunca seja esquecido, e nem se permita que outros o esqueçam, distorçam ou neguem. Para ele, agora é hora de decisão contra o silêncio perante esse mal e para defender a dignidade e os direitos de todos.

A Assembleia Geral estabeleceu um departamento sobre a lembrança do Holocausto e o programa de divulgação. A Resolução 60/7 incentiva a mobilizar a sociedade civil para a memória e educação sobre tema para ajudar a prevenir futuros atos de genocídio.

Painéis de discussão e exposições

A ONU interage com parceiros implementando iniciativas em nível global sobre a questão usando elementos educacionais, programas de desenvolvimento profissional, filmes, painéis de discussão e exposições.

Nas vésperas da cerimonias centrais deste ano, a sede das Nações Unidas apresentou uma exibição inédita com mais de 4,8 milhões de nomes, locais de nascimento e morte das vítimas do Holocausto.

O propósito da organização é “alertar sobre o perigo do antissemitismo e de toda forma de preconceito e ódio”.

Fonte: ONU
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
(Memorial às Vítimas do Holocausto, no Parque Yitzak Rabin, ganha exposição permanente).

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha