Notícias

“Os trabalhadores não podem pagar a conta da crise”

31 de março de 2009

“Não à crise e ao desemprego!” Esse foi o tom do ato público realizado nessa segunda-feira (30/3), na Praça Sete, em Belo Horizonte. Representantes de todas as centrais sindicais, de diversos sindicatos, entre eles o Sinpro Minas, dos movimentos sociais e estudantis, acompanhados por centenas de trabalhadores, ocuparam o centro da capital mineira, tendo por objetivo protestar contra a crise econômica mundial. De acordo com as centrais, só em Minas Gerais já foram cerca de 160 mil demissões até fevereiro, a maioria delas com o respaldo do discurso da falta de crédito no mercado internacional.

De acordo com Murilo Ferreira, diretor do Sinpro Minas, com a alegação de crise, os patrões têm diminuído salários e demitido trabalhadores em todo o mundo. Além disso, a tentativa de flexibilizar as relações de trabalho ganha defensores diante dos sintomas de deficiência do sistema capitalista e da tentativa de reerguê-lo com o dinheiro do trabalhador. “No entanto, a população não pode ficar inerte e aceitar o ônus desse processo de decadência do sistema, pois quem deve pagar a conta da crise são as empresas e bancos que, mais uma vez, tentam socializar as perdas, já que os lucros altíssimos que esses setores obtêm jamais são repartidos  com a classe trabalhadora”, conclui Murilo.

Para o movimento estudantil, o ato foi uma resposta unificada dos trabalhadores brasileiros aos empresários que tentam jogar o peso da crise nas costas do povo. “Os estudantes são afetados diretamente quando seus pais perdem o emprego ou tem seus salários arrochados. Nós vamos mobilizar em todo o país para pressionar as autoridades a tomarem medidas de proteção aos trabalhadores e suas famílias”, afirma Flávio “Panetone” Nascimento , presidente da União Colegial de Minas Gerais.

“Os trabalhadores exigem que o governo federal adote políticas de redução drástica da taxa de juros, reduza a jornada de trabalho sem diminuir os salários, acelere a reforma agrária e amplie os recursos para investimentos em políticas públicas em habitação, saneamento, educação. Só assim será possível defender os direitos trabalhistas e sociais da população para o emprego e a renda dos brasileiros e impedir as demissões ”, enfatiza Celina Arêas, diretora do Sinpro Minas. 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha