Notícias

Para CTB, novo aumento da taxa de juros é injustificável

25 de abril de 2011

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil qualifica como totalmente injustificável o novo aumento da taxa de juros no Brasil, divulgado nesta quarta-feira (20) pelo Banco Central (BC). “Sob qualquer ângulo que se analise essa decisão a população comum, o trabalho assalariado, é quem sofre as piores conseqüências”, disse Wagner Gomes, presidente da CTB.

Sob a pretensa justificativa de diminuir o consumo da população para conter a alta da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros (a Selic) em 0,25 ponto percentual, para 12% ao ano, o maior nível desde janeiro de 2009, quando era de 12,75%.

A decisão do Copom não foi unânime. A alta de 0,25 ponto recebeu cinco votos, enquanto dois diretores queriam um ajuste de meio ponto. A nota do comitê sobre a decisão foi o seguinte:

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu elevar a taxa Selic para 12,0% a.a., sem viés, por cinco votos a favor e dois votos pelo aumento da taxa Selic em 0,50 p.p. Considerando o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que ora envolve o ambiente internacional, o Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetárias por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012.”

Leia abaixo a nota da CTB sobre o novo aumento dos juros:

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil qualifica como totalmente injustificável o novo aumento da taxa de juros no Brasil. A decisão vai completamente na contramão do projeto de desenvolvimento necessário para o país, além de servir somente aos interesses daqueles que lucram com a especulação.

O Brasil segue com o vergonhoso título de país com a maior taxa de juros real do planeta. Juros altos significam menos empregos, menos investimentos e risco de estagnação. Para a CTB, a medida está em dissonância com o atual momento político-econômico vivido pela sociedade brasileira e coloca em risco o crescimento vislumbrado para 2011 e os próximos anos.

A CTB continuará, ao lado das outras centrais sindicais, a se mobilizar em torno da luta pela redução da taxa de juros brasileira. A política de juros altos foi derrotada nas eleições de 2010 e já é hora de a presidenta Dilma Rousseff tomar o controle desse processo. Estaremos a seu lado nas lutas pelo crescimento e desenvolvimento da nação, mas não nos furtaremos de apontar as contradições de seu governo, em nome dos interesses da classe trabalhadora e do povo brasileiro.

Wagner GomesPresidente da CTB Nacional

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha