Notícias

Para progredir, Brasil deve buscar redução da desigualdade

10 de abril de 2019

Pesquisa da Oxfam mostra dados da percepção de brasileiros sobre questões raciais, de gênero e classe e conclui que a população é a favor do aumento de impostos para a elite e contra a redução o Estado

por Redação RBA

A maioria dos brasileiros acredita que o progresso do país está diretamente ligado à redução da desigualdade econômica entre ricos e pobres. A conclusão é da pesquisa da Oxfam Brasil, divulgada nesta segunda-feira (8), que buscou identificar a percepção dos brasileiros sobre questões raciais, de gênero e classe. O estudo também mostra que a população é a favor do aumento de impostos para a elite e contra a redução do Estado.

Entre outros dados avaliados, a pesquisa mostra que 77% dos brasileiros defendem um aumento de impostos dos ricos para custear políticas sociais, que 70% acreditam que o racismo interfere na contratação de um trabalhador e 64% acham que as mulheres ganham menos por serem mulheres. A ONG também apresenta outra dado importante: 84% dos brasileiros rejeitam o Estado mínimo defendido pelo liberalismo.

“A gente quis testar a redução da distância entre os muito ricos e os muito pobres. Isso tem grande apoio social”, explicou Rafael Georges, coordenador de campanha da Oxfam Brasil.

A pesquisa também aponta que a população considera que é hora de os setores mais privilegiados da sociedade tenham mais responsabilidade com o desenvolvimento – portanto, com a redução da desigualdade – do país “O brasileiro quer um Estado que trabalhe a questão da tributação e que possa arrecadar mais impostos daqueles que ganham mais, para distribuir àqueles que têm menos”, disse a diretora executiva da Oxfam, Katia Maia.

A meritocracia também é rejeitada pelo povo, segundo a entidade. A pesquisa mostra que 58% não acreditam que dependem apenas de si mesmos para se darem bem na vida. “Não existe unanimidade sobre mérito ser capaz de provocar a mobilidade social, ou seja, discordam de que uma pessoa pobre que trabalha muito tem as mesmas chances de um rico que trabalha muito”, afirmou Rafael.

Levando em consideração o resultado da pesquisa, a Oxfam faz algumas recomendações, como revogar o teto de gastos, reverter as perdas causadas pela reforma trabalhista e fazer uma reforma previdenciária que realmente ataque os privilégios de alguns setores da sociedade.

A ONG também aponta que são necessárias políticas públicas e iniciativas privadas que combatam com veemência o racismo institucional e promovam a igualdade de gênero.

Assista à reportagem da TVT

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha