Notícias

Pesquisadores condenam dilapidação do patrimônio científico

14 de agosto de 2019

A SBPC encaminhou a moção em defesa da Universidade pública e da liberdade acadêmica, aprovado pela Assembleia Geral de Sócios da entidade, em 25 de julho em Campo Grande, durante a 71ª Reunião Anual da SBPC. O documento foi enviado ao presidente da República; Jair Bolsonaro, aos ministros da Educação, Abraham Weintraub; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; da Economia, Paulo Guedes; da Cidadania, Osmar Terra; da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e aos presidentes das Comissões de ciência e tecnologia no Senado e na Câmara dos Deputados, respectivamente, o senador Vanderlan Cardoso e o deputado Félix Mendonça.

O texto destaca o importante papel da Universidade na construção do conhecimento científico, no ensino de alta qualidade e na extensão à sociedade dos resultados de suas pesquisas puras e aplicadas, e ressalta que tudo isso é fundamentado na construção dos valores da liberdade – liberdade de expressão e de cátedra, princípio constitucional que garante o pluralismo de ideias. Valores que vem sendo ameaçados pela crise democrática por que passa o País.

“Trata-se de defender a autonomia universitária, a liberdade de pensar, de ensinar e de pesquisar, o pensamento crítico e a criatividade, reconhecendo a importância que o conhecimento, em todas as áreas, tem tido para o desenvolvimento brasileiro. Houve a produção de um patrimônio nacional enquanto um sistema nacional fundado na Universidade Pública”, afirma a moção. E continua: “Não admitimos a censura, a intimidação e as tentativas de destruição da Universidade Pública. Não aceitamos a dilapidação de um patrimônio construído por várias gerações de professores, pesquisadores, estudantes e funcionários.”

Clique aqui e confira a moção na íntegra.

Fonte: Jornal da Ciência

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha