Notícias

Plenária Unificada em Minas prepara grande ato do dia 9 de abril

18 de março de 2014

Fonte: CTB Minas

A unidade na luta dos trabalhadores em Minas foi o principal objetivo da Plenária Unificada das Centrais mineiras realizada neste sábado (15) no pátio da Assembleia Legislativa (ALMG). A participação de Minas na oitava edição da Marcha das Centrais que acontecerá no dia 9 de abril em São Paulo foi defendida por todas as centrais como um ato fundamental na luta dos trabalhadores este ano. Outros eixos colocados pelos sindicalistas para a pauta das Centrais em Minas são a defesa pelo Piso Salarial Regional, lutar contra os projetos de terceirização e precarização que tramitam no Congresso Nacional (na câmara dos Deputados PL 4.330 e no Senado PL 87/10), fim da criminalização do movimento sindical, dentre outros.  

A greve nacional da educação que também foi lembrada e defendida durante a Plenária. Além da educação, as Centrais manifestaram apoio a greve dos Correios e o movimento reivindicatório dos petroleiros e dos metroviários.     

As bandeiras estabelecidas nacionalmente foram reafirmadas durante a atividade: Defesa da redução da jornada de trabalho sem redução de salário; Fim do Fator Previdenciário; valorização do salário mínimo; Ratificação da Convenção 158 e regulamentação da Convenção 151 da OIT; direitos sindicais e trabalhistas dos servidores públicos; Liberdade de manifestação; Contra criminalização do movimento popular e sindical; Combate ao trabalho informal e escravo; Defesa da reforma agrária; Redução das taxas de juros pelo desenvolvimento nacional. Esses eixos serão incluídos em um documento que será assinado por todas as Centrais em Minas. 

Para debater estes temas, participaram da Plenária o ex-Procurador-Chefe do Trabalho da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região (PRT3), Helder Santos Amorim; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT/MG), Marcelo Pertence; a primeira secretária da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAA/MG) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), Ellen Mara Ferraz Hazan; o Auditor fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em Minas, Thiago Lemos do Nascimento; e os supervisores técnicos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE ) de Minas Gerais e Santa Catarina, Fernando Duarte e José Álvaro Cardoso, respectivamente.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha