Para a maioria dos brasileiros, a educação no Brasil está melhorando, mas ainda de forma lenta. E a raiz para os principais problemas do ensino público hoje está em professores desmotivados e mal pagos. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Ibope e do Movimento Todos Pela Educação divulgada hoje (16).
Para quase 70% dos mais de 2 mil entrevistados, o ensino público no Brasil classifica-se como bom (34%) e regular (35%). Outros 13% acham que a educação está péssima e apenas 7% a consideram ótima.
O estudo revela ainda que a população atribui grande peso aos professores no processo educacional. Para a maioria dos entrevistados (19%), o principal problema da educação no Brasil são professores desmotivados e mal pagos. Os docentes aparecem em três das cinco respostas mais citadas como deficiências centrais do ensino. Além de acreditar que os profissionais são mal remunerados, para 12% dos entrevistados faltam professores nas escolas e 11% acha que eles são desqualificados.
Quase metade dos participantes da pesquisa aposta em uma boa remuneração salarial como o principal fator de motivação do trabalho do professor. Verificar que seus alunos estão apredendo foi citado como o segundo fator que mais motiva o exercício da profissão. Apenas 7% acredita que a motivação esteja ligada a bons recursos didáticos e 4% aposta no trabalho da Secretaria de Educação como fator decisivo no processo. Além de apontar o professor como peça-chave no processo educacional, o estudo revela que a população está preocupada com a violência nas escolas. A falta de segurança e a presença das drogas no ambiente escolar aparece como o segundo principal motivo (17%) para a má qualidade do ensino. Fonte: Agência Brasil
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.