Notícias

População acredita que professores desmotivados são principal problema da educação

16 de março de 2009

Para a maioria dos brasileiros, a educação no Brasil está melhorando, mas ainda de forma lenta. E a raiz para os principais problemas do ensino público hoje está em professores desmotivados e mal pagos. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Ibope e do Movimento Todos Pela Educação divulgada hoje (16).

Para quase 70% dos mais de 2 mil entrevistados, o ensino público no Brasil classifica-se como bom (34%) e regular (35%). Outros 13% acham que a educação está péssima e apenas 7% a consideram ótima.

O estudo revela ainda que a população atribui grande peso aos professores no processo educacional. Para a maioria dos entrevistados (19%), o principal problema da educação no Brasil são professores desmotivados e mal pagos. Os docentes aparecem em três das cinco respostas mais citadas como deficiências centrais do ensino. Além de acreditar que os profissionais são mal remunerados, para 12% dos entrevistados faltam professores nas escolas e 11% acha que eles são desqualificados.

Quase metade dos participantes da pesquisa aposta em uma boa remuneração salarial como o principal fator de motivação do trabalho do professor. Verificar que seus alunos estão apredendo foi citado como o segundo fator que mais motiva o exercício da profissão. Apenas 7% acredita que a motivação esteja ligada a bons recursos didáticos e 4% aposta no trabalho da Secretaria de Educação como fator decisivo no processo. Além de apontar o professor como peça-chave no processo educacional, o estudo revela que a população está preocupada com a violência nas escolas. A falta de segurança e a presença das drogas no ambiente escolar aparece como o segundo principal motivo (17%) para a má qualidade do ensino. Fonte: Agência Brasil

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha