A cada dia torna-se mais evidente que a responsabilidade com a sustentabilidade ambiental, a expressiva redução da devastação dos recursos naturais e o compromisso com uma agenda propositiva para a preservação da biodiversidade dos ecossistemas brasileiros, além de serem deveres do Estado, obrigações da iniciativa privada e projetos das organizações sociais, são também tarefas de todos! A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) iniciou uma campanha que incentiva as iniciativas positivas dos trabalhadores com o objetivo de transformá-las em políticas públicas.
A campanha Valorização do Trabalho com Sustentabilidade Socioambiental, da CTB, vai premiar as melhores ideias para utilização sustentável dos recursos naturais nos locais de trabalho, invertendo a lógica de exploração predatória para a utilização consciente e sustentável dos recursos naturais.
As inscrições para o prêmio vão até o dia 17 de julho. O primeiro lugar terá a sua ideia adaptada em um projeto de lei que receberá o nome do proponente no âmbito do Poder Legislativo Federal, Estadual ou Municipal. Também haverá premiações para o segundo e terceiro colocado. O regulamento pode ser acessado no Portal da CTB: http://www.portalctb.org.br
Diante do aumento vertiginoso de denúncias de agressões à natureza, assim como da crescente privatização dos recursos naturais, o que coloca o Brasil como grande poluidor, é fundamental que a sociedade brasileira exerça o controle social da questão ambiental e lute para reverter esse quadro e garantir a valorização do trabalho com sustentabilidade socioambiental.
Para a Central, a classe trabalhadora, através de seus sindicatos e de suas organizações de base, tem uma tarefa fundamental e estratégica na busca de políticas públicas estruturantes de Estado por meio do controle social, de soluções criativas e socialmente inclusivas para a preservação dos recursos naturais que ainda existem e também para a manutenção dos postos de trabalho que geram renda nas áreas rurais e urbanas. É o grande desafio que se apresenta em um momento de grandes transformações no mundo do trabalho, de crise estrutural do sistema capitalista predominante no mundo.
É hora também de repensar e reconstruir as relações do homem com a natureza, de mostrar que a sua subsistência não exclui a sobrevivência, e de provar que a preservação dos ecossistemas não promove o atraso, ao contrário, garante o futuro e a qualidade de vida.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.