A presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, atendeu à imprensa na sede do sindicato, onde falou aos/às jornalistas sobre os impactos da reforma trabalhista, que entrou em vigor no sábado, 11 de novembro.
Valéria reafirmou que a reforma que virou lei vem para acabar com a regulação do trabalho e penalizar o trabalhador. “A CLT que até então protegia um pouco o trabalhador, hoje protege o grande empresariado, protege aqueles que tratam de explorar os trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou.
Além de abordar os impactos gerais da reforma trabalhista, Valéria também enfatizou as consequências diretas para a categoria docente e para a qualidade da educação. Contratação por hora intermitente, contratação por pessoa jurídica, perda das férias e da gratuidade à justiça do trabalho são alguns dos pontos que rondam o futuro dos/as professores/as. Para Valéria, a escola que optar em contratar por contrato intermitente ou terceirização, vai colocar a qualidade da educação em risco, já que o/a professor/a precisa de vínculo com seus alunos, com a coordenação, a escola, com a comunidade escolar, de uma forma geral. “A elaboração de um projeto pedagógico que se quer humanitário precisa ser feito com professores/as comprometidos/as, que estejam dentro do quadro da escola, que tenham seus direitos garantidos e que sejam valorizados”, concluiu.
Mesmo com um cenário de fortes retrocessos e incertezas, Valéria não deixou de ressaltar o papel do Sindicato na luta pela defesa dos direitos da categoria e pontuou que a entidade seguirá trabalhando, nos âmbitos político e jurídico, para que as medidas adotadas pela reforma não se efetivem para os/as professores/as.
“Nós só vamos conseguir resistir através do coletivo, que é construído através das entidades sindicais. Por isso, cada vez mais, estar próximo ao sindicato, se sindicalizar, buscar apoio na entidade sindical é extremamente importante”, reforçou.
Nesta sexta-feira, 10 de novembro, o Sinpro Minas aderiu à mobilização nacional da classe trabalhadora em repúdio à reforma trabalhista e à reforma da previdência, que ainda tramita no Congresso.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.