A presidenta do Sinpro Minas e da CTB Minas, Valéria Morato, participou da assembleia dos trabalhadores em educação da rede pública estadual, ocorrida no pátio da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, nesta quinta (15/03), com início às 14h.
A assembleia contou com cerca de 5000 trabalhadores de todo estado, que vieram em diversas caravanas organizadas, e teve como pauta definir os rumos da greve iniciada desde a última assembleia da categoria em 08/03. A greve já dura cerca de oito dias e conta com a adesão de 40% das escolas estaduais, sendo que só em Belo Horizonte são 120 escolas fechadas.
Desde a manhã de hoje (15/03), trabalhadores e trabalhadoras fizeram manifestações em todo o estado e travaram estradas e rodovias em vários pontos de Minas Gerais, especialmente nas entradas da capital mineira. A categoria cobra do governador Fernando Pimentel o cumprimento dos acordos assinados e o pagamento do piso salarial, que foi estipulado pela lei nacional 11.738/08.
Valéria Morato prestou solidariedade à categoria do setor público reforçando a unidade dos trabalhadores da educação em Minas na luta pela dignidade da profissão, ressaltando a defesa do Sinpro e da CTB Minas da educação pública, gratuita e de qualidade social para todos. A presidenta reforçou, também, que no contexto de retirada de direitos e inúmeros golpes desferidos contra os direitos dos trabalhadores é importante que reforcemos não somente a unidade da categoria dos trabalhadores da educação como também de toda a classe trabalhadora brasileira.
A assembleia deliberou por manter o movimento grevista por tempo indeterminado.
O momento é de luta, resistência e unidade!
*Com informações do SindUTE-MG.
Veja galeria com imagens da assembleia dos trabalhadores da educação pública de MG (15/03)
Fotos: Mônica Cardoso
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.