O Ministério Público Federal de São Paulo entrou nesta quinta-feira na Justiça com uma ação civil pública contra as universidades privadas Unicid e São Marcos. O órgão exige que as instituições contratem mais professores com dedicação integral.
A legislação exige que as universidades tenham ao menos 1/3 (33,3%) do corpo de docente em regime de dedicação integral. Segundo verificação feita mês passado pelo Ministério da Educação, a Unicid possui 27,62%, e a São Marcos, 32,49%.
A quantidade de professores em tempo integral é uma tentativa de garantir um mínimo de qualidade nos cursos, uma vez que as universidades possuem autonomia para criar vagas.
“A lei estipula que 1/3 é o mínimo do mínimo para garantir qualidade de ensino. Não podemos aceitar menos”, disse o procurador Sérgio Suiama, autor da ação.
A investigação do Ministério Público começou a partir de reportagem da Folha, em 2008, que mostrou que diversas instituições não cumpriam a legislação.
A ação pede ainda multa de R$ 500 mil por danos morais coletivos a cada instituição, uma vez que as escolas tiveram mais de dois anos para se regularizarem.
Segundo o Ministério Público, as instituições chegaram a informar que estavam cumprindo a legislação, mas dados oficiais do MEC não confirmaram tal posição.
A Universidade São Marcos afirmou se sentir “surpresa” com a ação. A universidade disse que sempre cumpriu o mínimo exigido.
Em 2008, à época da reportagem da Folha, uma funcionária havia digitado os dados incorretamente no sistema, ainda segundo a escola.
A Unicid também se disse “surpresa” com a ação. “Conforme informamos ao Ministério da Educação, a Unicid conta com 39,34% de docentes nesse regime, percentual esse que supera as exigências legais”.
Fonte: Folha Online
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.