No último sábado, 17/03, foi lançado o livro “Compreensão dos saberes produzidos e mobilizados no Trabalho e sua relação com o currículo – análise dialética de algumas experiências”, da professora Antônia Vitória Soares Aranha, publicado pela Editora Anita Garibaldi e Instituto Maurício Grabois. No início do evento, a autora iniciou pedindo um minuto de silêncio em memória da vereadora Marielle Franco, do Rio de janeiro, assassinada brutalmente.
Segundo Antônia, o livro contém duas partes interligadas: os saberes e experiências dos trabalhadores do Instituto Federal de Minas Gerais, do curso de Construção, do CEFET-MG, do curso de Metalurgia e cursos de Licenciatura do Campo e de Formação de educadores indígenas, da FaE/UFMG. De acordo com Vitória, Marx afirma que o trabalho perpassa toda atividade humana e, para ela, lançar este livro, não é para ter lucro, mas para divulgar suas ideias, contribuir com os estudos nesta área. O Lançamento contou, na mesa, com a presença do professor Luciano Rezende Moreira, do Instituto Maurício Grabois, da professora e doutora em Filosofia e Educação, Nereide Saviani e do diretor do Sinpro Minas, Ângelo Palhares, pós-doutoramento em Educação.
Ângelo, que também integra o Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (NETE/FaE/UFMG), falou sobre seu pós-doutoramento, que investiga a greve de 1978, na Mannesmann. Ressaltou a importância de se preservar a memória dessa luta, além de ter relembrado as greves que participou. Ângelo, que junto a sua pesquisa realiza um documentário sobre a memória dessa greve de 78, destacou um depoimento dado, entre outros, pelo jornalista José Vieira, que compartilhou informações muito precisas de quando lá trabalhou. Segundo Palhares, este tipo de memória nos possibilita pensar o presente. Disse, também, do depoimento da irmã de José Vieira, que trabalhou na RCA, e foi a primeira a defender a greve. O documentário já está em processo de edição e em breve será exibido.
Nereide Saviani, ao iniciar sua palestra sobre trabalho, educação e formação humana hoje, comentou sobre a emoção de estar em Minas e reencontrar camaradas de luta como a deputada Jô Moraes, presente no evento e, logo após, analisou a importância da pesquisa presente no livro de Antônia Aranha para o Marxismo. E por fim, afirmou que a relação trabalho e currículo é fundamental para a educação.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.