Notícias

Professores aposentados participam de audiência no Senado

30 de outubro de 2008

O diretor do Sinpro Minas Mateus Júlio de Freitas e professores aposentados da rede privada de ensino participaram de audiência pública, realizada no dia 29/10, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. Na audiência foram debatidos os projetos de lei que visam a recuperação dos valores das aposentadorias e pensões e exigem o fim do fator previdenciário.

Após a audiência, integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados se reuniram com o ministro da Previdência, José Pimentel, que se comprometeu a dar mais atenção às questões que envolvem os trabalhadores aposentados. Foi agendada uma reunião para 4 de novembro, às 14h, quando representantes do executivo e do legislativo debaterão os projetos de interesse dos aposentados e pensionistas brasileiros.Os representantes do Sinpro Minas visitaram gabinetes de parlamentares para pressionar a aprovação dos projetos apresentados pelo senador Paulo Paim. Segundo o prof. Mateus a expectativa em relação aos projetos é bastante positiva por parte dos parlamentares. “As audiências públicas também são importantes espaços para dar visibilidade às questões de interesses dos trabalhadores, pois há ampla cobertura da imprensa e é mais fácil mostrar a pressão popular”, enfatiza.

Projetos em tramitaçãoEm tramitação na casa estão o PLS 58/03 que trata da recomposição dos benefícios de aposentadorias e pensões com base no número de salários mínimos que as pessoas recebiam no momento de suas aposentadorias; o PL 3299/08 que extingue o fator previdenciário; e o PL 1/07 que estende a todas as aposentadorias e pensões o mesmo reajuste dado ao salário mínimo.

O fim do fator foi aprovado, no dia 8 de outubro, pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal. O projeto ainda será analisado por duas outras comissões – de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça – e pelo Plenário da Câmara, antes de ser sujeito à sanção do presidente Lula, mas se houver emendas o projeto pode voltar para o Senado.

Outra matéria apresentada pelo senador Paulo Paim, que será analisada em conjunto com o fim do fator previdenciário, é a PEC 10/08 que institui a idade mínima e prevê regras de transição para aqueles que já estão no sistema.

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha