A diretoria do Sinpro Minas repudia as retaliações e o assédio moral que os professores da Universidade Vale do Rio Verde (Unincor) estão sujeitos desde que legitimamente deflagraram um movimento grevista, encerrado no último dia 28 de fevereiro. A greve teve por objetivo pressionar pelo pagamento de salários atrasados por parte da instituição de ensino.
O Sinpro Minas exige que estas retaliações (diminuição de carga horária e retirada de cargos de coordenação), direcionadas principalmente aos líderes da greve, sejam encerradas de imediato e informa que as providências judiciais cabíveis serão tomadas. Há cerca de quatro meses, os professores da Unincor passam por momentos de dificuldades financeiras em razão do não recebimento em dia dos salários de dezembro, 13º, férias e 1/3 constitucional de 2008.
Foi proposto pela escola um parcelamento da dívida, o que foi acatado em parte pelos docentes. Os educadores rejeitaram os pontos que tratam do pagamento de juros de apenas 1% ao mês e da exclusão das multas. Exigem também estabilidade para todos. Portanto, a situação ainda não foi resolvida por completo.
Estado de greve
Na última assembléia da categoria ficou decidido pela instituição de assembléia permanente e pela manutenção do estado de greve até que se resolvam os pontos pendentes e que se cumpra todo o pagamento do passivo trabalhista. Será realizada uma reunião entre representantes do Sinpro Minas e da Unincor, no dia 12/3, em Três Corações, para discutir as pendências e os casos de assédio moral.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.