Pesquisadores da Faculdade de Letras da UFMG celebram o Dia do Trabalho (1º de maio) com o lançamento de Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público, coletânea eletrônica de poemas brasileiros que têm os trabalhadores como tema principal. A obra contém textos de Alvarenga Peixoto, Augusto dos Anjos, Castro Alves, Cruz e Souza, Fagundes Varela, Luiz Gama, Machado de Assis, Maria Firmina dos Reis, Olavo Bilac, Tomaz Antônio Gonzaga e Vinicius de Moraes. O acesso é gratuito.
A antologia foi organizada por pesquisadores que desenvolvem, há três anos, análise linguística de discursos sobre trabalhadores, como os de natureza literária, jornalística, histórica e educacional. Coordenado pelos professores Antônio Augusto Moreira de Faria e Rosalvo Gonçalves Pinto, o Grupo de Estudos em Linguagem, Trabalho, Educação e Cultura (Lintrab) envolve estudantes de graduação, que fazem sua iniciação científica, e de pós-graduação.
Como destacam os coordenadores do projeto na introdução do livro, “o trabalho humano consolida hábitos, valores, crenças – cultura, enfim”. Daí a importância de estudar textos que tragam em primeiro plano personagens trabalhadores e a temática do trabalho. A distribuição gratuita na internet, por sua vez, busca contribuir para tornar os textos acessíveis aos próprios trabalhadores, como também a estudantes e outros interessados.
Os autores que integram a antologia faleceram há 70 anos ou mais e, por isso, suas obras são legalmente consideradas de domínio público. A exceção é Vinícius de Moraes (1913-1980), cujos herdeiros de direitos autorais liberaram antecipadamente parte da obra para publicações sem fins comerciais, por meio da Coleção Brasiliana (www.brasiliana.usp.br), do Instituto de Estudos Brasileiros, sediado na USP.
O livro Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio público está disponível gratuitamente no endereço eletrônico: http://www.letras.ufmg.br/vivavoz/data1/arquivos/poemastrabalhadores-site.pdf Livro: Poemas brasileiros sobre trabalhadores: uma antologia de domínio públicoOrganizadores: Antônio Augusto Moreira de Faria, Rosalvo Gonçalves Pinto (professores coordenadores), Fernanda Barbosa Moraes, Fernanda Gonzaga, Júlia Batista Castilho de Avellar, Letícia Lucinda Meirelles, Lucas Morais Retes, Luciana Martins Arruda, Luísa Gaspar Andrade, Luiz Paixão Lima Borges, Maria Juliana Horta Soares, Pauliane Santos Coelho, Priscila Lopes Viana e Rosa Maria Saraiva Lorenzin (estudantes).Edição: Faculdade de Letras da UFMG – Coleção Viva Voz (Laboratório de Edição – LABED), 2011Informações: Juliana Soares – (31) 8843-2865 – lintrab@ufmg.br
Fonte: UFMG
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.