Os professores da unidade Betim da Unicor comunicam que, diante de uma situação limite de desrespeito e descumprimento das leis trabalhistas pela instituição de ensino, decidiram paralisar as atividades docentes por tempo indeterminado. A decisão foi tomada na assembléia da categoria ocorrida no dia 25 de novembro. Hoje 26/11, às 19 horas, os professores voltam a se reunir para avaliar o movimento.
Com um histórico de descumprimentos dos direitos trabalhistas que se arrastaram ao longo do ano, inclusive com ações na Justiça do Trabalho, a Unincor também atrasa os salários, desrespeitando professores e alunos. A escola prometeu que ia pagar o salário de outubro na última sexta-feira, o que não cumpriu, prometendo uma nova data a cada reunião. Agora, mesmo que o pagamento referente ao mês de outubro seja efetuado pela universidade, os professores não estão dispostos a voltar às aulas sem a resolução das pendências anteriores. Pois com o recesso, os problemas ficarão pendentes e somente serão tratados em fevereiro do ano que vem e isso é inadmissível, uma vez que todos têm cumprido os seus compromissos de ministrarem aulas, prezando pela qualidade do ensino.
A greve é um direito legítimo dos trabalhadores, principalmente quando há um rompimento do contrato de trabalho pelo empregador. Além disso, essa paralisação é um exemplo de cidadania para os alunos. Não dá para brincar de faz de conta, quando a situação é extremamente grave.
Mais do que lutar por melhores condições de trabalho e por dignidade, os professores da Unicor/Betim desejam a melhoria do ensino na instituição e de forma alguma querem prejudicar os alunos. Não dá para arrumar “jeitinhos” em lugar de soluções definitivas, pois isso degenera e precariza as relações de trabalho. As lutas organizadas têm como objetivo tornar transparente os conflitos sociais e fazer a democracia avançar.
Portanto, o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais convoca a todos para se unirem nessa luta pela valorização da categoria e em defesa da educação.
Sinpro Minas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.