Professores de idiomas querem mais valorização!

7 de abril de 2016

A data-base da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos professores de cursos de Idiomas é em maio. Em breve, acontecerão as reuniões de negociação e, no dia 9 de abril, às 10 horas, haverá assembleia, no Sinpro Minas (rua Jaime Gomes, 198 – Floresta – BH) para discutir as reivindicações da campanha dos professores em 2016. Os professores de Idiomas precisam ser mais valorizados e o Sinpro Minas busca sempre estar à frente das lutas que garantam melhores condições de salário e trabalho para a categoria.

Paralelamente às negociações da campanha reivindicatória, algumas escolas de Idiomas procuraram o Sinpro Minas para a celebração de acordos que assegurem os direitos dos professores. É o caso da Uptime que, no momento, discute a renovação do acordo que resgata o pagamento dos professores por jornada de trabalho, sem redução e quinquênio, além do cumprimento da CCT de Idiomas.

Os professores de idiomas estão sem uma definição sobre o reajuste salarial relativo a 2015 até hoje porque, diante do impasse nas negociações com o Sindilivre-Idiomas, foi instaurado dissídio coletivo ainda não julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG). Algumas escolas anteciparam o INPC (8,34%) índice da inflação acumulado de maio/14 a abril/15.

Desde 2014, há um impasse com o sindicato patronal que insiste na retirada de direitos, como a flexibilização da carga-horária e compensação da jornada, o que teria como implicação o não pagamento de horas-extras, causando uma perda irreparável para os/as professores/as, uma vez que a Súmula 277, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) garante os direitos conquistados na última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

No processo de negociação, após o pedido de Dissídio Coletivo feito pelo Sinpro Minas, no dia 9 de setembro de 2015, o sindicato patronal chegou a recuar quanto à alteração de algumas cláusulas da Convenção Coletiva de Idiomas e apresentou uma nova proposta que previa manutenção da CCT 2012 e reajuste de 8,34%. Ou seja, ofereceram somente o reajuste referente à 2015, deixando de lado todo o passivo acumulado de 2014. A proposta foi rejeitada pelo Sinpro Minas por representar prejuízo para os/as professores/as.

Cada vez se faz mais necessária a mobilização da categoria para pressionar os donos de escolas a negociarem salários e condições de trabalho justos para os professores de idiomas! Participe das assembleias!

Assembleia de professores de Idiomas:
Pauta: Campanha Reivindicatória 2016 e acordo especial com a Uptime
Data: 9 de abril, sábado, às 10 horas