Professores definem mudanças no estatuto do Sinpro Minas

20 de maio de 2011

A diretoria do Sinpro Minas se reuniu no último sábado, dia 14 de maio, para discutir questões importantes como a mudança de estatuto da entidade, os rumos da campanha nacional “PNE pra valer” e da Campanha Reivindicatória do Norte de Minas, a organização do Encontro da Educação Superior da Contee e do Encontro de Professores(as) da Educação Infantil do Sinpro Minas.

Durante a reunião foi feita uma assembleia em que se estabeleceu algumas alterações do estatuto do sindicato.  A mudança acarretará a diminuição do atual mandato e passará os próximos para quatro anos. O novo estatuto também vai modificar o processo eleitoral no sindicato.

Conjuntura

A primeira parte da reunião foi dedicada à análise da conjuntura nacional e internacional. O convidado foi o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho. Segundo ele, a eleição de Barack Obama despertou esperanças, mas não trouxe mudanças substanciais. “A continuidade das políticas militaristas visa recuperar a imagem de força dos Estados Unidos. Por outro lado, o Imperialismo é frágil, precisa se armar muito por estar estruturalmente em crise”, disse.

Já em relação à conjuntura nacional, Carvalho apontou avanços em relação à consolidação da América Latina como um novo pólo geopolítico, a partir do governo Lula.  “Embora o Brasil ainda seja um país atrasado socialmente, o governo está fortalecendo as forças progressistas. Mas não dá para conciliar sempre. O governo Dilma é um governo de disputas. Para evitar avanços conservadores, é importante o engajamento dos sindicatos e dos movimentos sociais na luta política”, finalizou.