Notícias

Professores definem mudanças no estatuto do Sinpro Minas

20 de maio de 2011

A diretoria do Sinpro Minas se reuniu no último sábado, dia 14 de maio, para discutir questões importantes como a mudança de estatuto da entidade, os rumos da campanha nacional “PNE pra valer” e da Campanha Reivindicatória do Norte de Minas, a organização do Encontro da Educação Superior da Contee e do Encontro de Professores(as) da Educação Infantil do Sinpro Minas.

 

Durante a reunião foi feita uma assembleia em que se estabeleceu algumas alterações do estatuto do sindicato.  A mudança acarretará a diminuição do atual mandato e passará os próximos para quatro anos. O novo estatuto também vai modificar o processo eleitoral no sindicato.

 

Conjuntura

A primeira parte da reunião foi dedicada à análise da conjuntura nacional e internacional. O convidado foi o editor do Portal Vermelho, José Reinaldo Carvalho. Segundo ele, a eleição de Barack Obama despertou esperanças, mas não trouxe mudanças substanciais. “A continuidade das políticas militaristas visa recuperar a imagem de força dos Estados Unidos. Por outro lado, o Imperialismo é frágil, precisa se armar muito por estar estruturalmente em crise”, disse.

 

Já em relação à conjuntura nacional, Carvalho apontou avanços em relação à consolidação da América Latina como um novo pólo geopolítico, a partir do governo Lula.  “Embora o Brasil ainda seja um país atrasado socialmente, o governo está fortalecendo as forças progressistas. Mas não dá para conciliar sempre. O governo Dilma é um governo de disputas. Para evitar avanços conservadores, é importante o engajamento dos sindicatos e dos movimentos sociais na luta política”, finalizou.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha