Os professores do Centro de Estudos Superiores Aprendiz (CESA) e do Centro Educacional Aprendiz (CEA) decidiram iniciar uma greve, a partir do dia 10 de fevereiro, paralisando todas as atividades docentes. A decisão foi tomada em assembleia na sede Regional do Sinpro Minas em Barbacena, no dia 8/2. A greve foi deflagrada devido à caótica situação administrativa da escola que já se arrasta desde 2003. Os salários estão atrasados há mais de seis meses.
Ao tomar conhecimento da paralisação, o Aprendiz apresentou uma proposta de resolução das pendências, no entanto, em uma assembleia emergencial feita no dia 11/2, os professores consideraram-na insatisfatória e a greve foi mantida. Nova assembleia foi marcada para o dia 24/2, às 18h30, na sede do Sinpro em Barbacena.
Em alguns casos, os docentes não recebem salários há nove meses. Além disso, o Aprendiz não deposita o FGTS de seus trabalhadores e ainda desconta as taxas previdenciárias e sindicais e não as repassa ao INSS e ao Sinpro, entre outras irregularidades. A escola também não assina a CTPS e não registra em livro a contratação de professores. Conforme informações dos diretores regionais, o sindicato também tem enfrentado dificuldades para homologar as rescisões de contrato de trabalho com o Aprendiz.
De acordo com a diretoria Regional do Sinpro em Barbacena, a instituição de ensino não cumpre as sentenças da Justiça do Trabalho. Existem hoje dezenas de ações trabalhistas, bem como ações coletivas que já transitaram em julgado condenando o Aprendiz por descumprimento generalizado das normas trabalhistas vigentes. Também há um processo investigatório contra o Aprendiz que tramita no Ministério Público do Trabalho. A Procuradora Federal do Trabalho deverá encaminhar um despacho neste mesmo processo encaminhando-o à Justiça Federal, no dia 11 de fevereiro.
Cansados de tanto desrespeito, os professores e professoras do Aprendiz resolveram iniciar a greve com o objetivo de encontrar uma solução para os problemas e para chamar a atenção da sociedade barbacenense em relação à gravidade dos fatos.
Assembleia de professores do Aprendiz
Dia: 24/2
Hora: 18h30
Local: Regional Barbacena (Rua Francisco Sá, 60, Centro)
Pauta: Movimento grevista, salários atrasados
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.