Notícias

Professores do Aprendiz iniciam greve em Barbacena

12 de fevereiro de 2010

Os professores do Centro de Estudos Superiores Aprendiz (CESA) e do Centro Educacional Aprendiz (CEA) decidiram iniciar uma greve, a partir do dia 10 de fevereiro, paralisando todas as atividades docentes. A decisão foi tomada em assembleia na sede Regional do Sinpro Minas em Barbacena, no dia 8/2. A greve foi deflagrada devido à caótica situação administrativa da escola que já se arrasta desde 2003. Os salários estão atrasados há mais de seis meses.

 

Ao tomar conhecimento da paralisação, o Aprendiz apresentou uma proposta de resolução das pendências, no entanto, em uma assembleia emergencial feita no dia 11/2, os professores consideraram-na insatisfatória e a greve foi mantida. Nova assembleia foi marcada para o dia 24/2, às 18h30, na sede do Sinpro em Barbacena.

 

Em alguns casos, os docentes não recebem salários há nove meses. Além disso, o Aprendiz não deposita o FGTS de seus trabalhadores e ainda desconta as taxas previdenciárias e sindicais e não as repassa ao INSS e ao Sinpro, entre outras irregularidades. A escola também não assina a CTPS e não registra em livro a contratação de professores. Conforme informações dos diretores regionais, o sindicato também tem enfrentado dificuldades para homologar as rescisões de contrato de trabalho com o Aprendiz.

 

De acordo com a diretoria Regional do Sinpro em Barbacena, a instituição de ensino não cumpre as sentenças da Justiça do Trabalho. Existem hoje dezenas de ações trabalhistas, bem como ações coletivas que já transitaram em julgado condenando o Aprendiz por descumprimento generalizado das normas trabalhistas vigentes. Também há um processo investigatório contra o Aprendiz que tramita no Ministério Público do Trabalho. A Procuradora Federal do Trabalho deverá encaminhar um despacho neste mesmo processo encaminhando-o à Justiça Federal, no dia 11 de fevereiro.

 

Cansados de tanto desrespeito, os professores e professoras do Aprendiz resolveram iniciar a greve com o objetivo de encontrar uma solução para os problemas e para chamar a atenção da sociedade barbacenense em relação à gravidade dos fatos.

 

Assembleia de professores do Aprendiz

Dia: 24/2

Hora: 18h30

Local: Regional Barbacena (Rua Francisco Sá, 60, Centro)

Pauta: Movimento grevista, salários atrasados

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha