Notícias

Professores do INAP retomam greve!

9 de novembro de 2018

Escola não cumpre Acordo Judicial: recebe mensalidades e não paga salários

Os professores do INAP decidiram, em assembleia, retomar o movimento grevista iniciado em agosto último. A greve havia sido suspensa em atendimento à proposta formulada pela Justiça do Trabalho, através de um acordo para pagamento dos salários atrasados. Passados dois meses a escola não cumpriu sequer uma cláusula do Acordo Judicial, desrespeitou prazos, sonegou dados, impediu o funcionamento da Comissão Paritária de Acompanhamento e, ainda, deixou de apresentar à Justiça as informações contábeis de comprovação de sua movimentação financeira, na forma prometida. Enfim, nada do que se comprometeu a direção do INAP honrou.

Assim, os/as professores/as aprovaram, com muita prudência, o seguinte cronograma de ação em sua assembleia:

1. Até o dia 29/10 foi aguardado um gesto de cumprimento do acordo por parte da escola; como a Instituição não cumpriu o acordado, foi feita a notificação da decisão de retomada da greve;

2. No dia 31/10, caso se mantivesse o quadro de descumprimento das obrigações, a greve seria retomada. Como nada foi feito pela escola, mesmo após ter sido notificada pelo sindicato, foi retomada a greve;

Dessa forma, desde o dia 31 de outubro, os professores reiniciaram as paralisações de suas atividades; o movimento ganhou força na segunda feira, 05/11, após o feriado prolongado.

A expectativa é de que seja realizada uma urgente audiência no TRT para determinar perícia nas contas da escola e que sejam impostas medidas cautelares para assegurar os direitos dos professores e evitar danos aos estudantes.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha