Em assembleia nessa segunda-feira (25/6), em Governador Valadares, professores do setor privado de ensino da região Nordeste do estado decidiram manter a greve da categoria, iniciada na última sexta-feira (22/6).
Os docentes voltaram a recusar a proposta do sindicato patronal (Sinepe/NE), que prevê a retirada e a precarização da maioria dos direitos conquistados pela categoria há décadas.
Os donos de escolas querem, por exemplo, acabar com a isonomia salarial e o pagamento obrigatório das horas-extras, além de reduzir drasticamente o valor das bolsas de estudos. Na assembleia, os professores ressaltaram que a proposta desrespeita e desvaloriza o trabalho docente.
Algumas reuniões de tentativa de conciliação foram realizadas, na presença de um desembargador/mediador do TRT-MG, porém, o Sinepe recuou em diversos avanços das negociações e insiste em propor uma verdadeira devassa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que regulamenta os direitos dos professores do setor privado do Nordeste mineiro.
Assim como os docentes de outras regiões resistiram e fizeram greves exitosas, que resultaram na manutenção das conquistas, os professores do Nordeste não irão ceder à ofensiva patronal contra seus direitos duramente conquistados e ainda insuficientes, tendo em vista o aumento excessivo da carga de trabalho, inclusive extraclasse, bem como o assédio moral que sofrem cotidianamente em algumas instituições.
A luta dos professores é por uma educação digna e de muita qualidade. Defender melhores condições de trabalho e de vida dos professores é parte dessa luta.
Nossos direitos, nossa luta! Nossa unidade, nossa força!
Confira os documentos que estão balizando as negociações e que levaram os professores definirem por greve
1 – REIVINDICAÇÕES 2108 – APRESENTADAS PELO SINPRO MINAS AO SINEPE NORDESTE
2 – ContraProposta PATRONAL SINEPE NE – CCT SINPRO – 2018 (para enviar ao sinpro)
3 – ATA MEDIAÇÃO TRIBUNAL – AUDIÊNCIA CONCILIAÇÃO PRÉ-PROCESSUAL SINPRO X SINEPE NE 06-04
4 – Ata de Reuniao de Negociacao 25-04.2018 ASSINADApdf
5 – Nova Contraproposta SINEPE 18-05-18
6 – OFÍCIO AO SINEPE NE- NO QUAL O SINPRO PROTESTA CONTRA AS PROTELAÇÕES E NEGATIVAS- – 25-05-2018 formato doc
7 – OFÍCIO A MAURO GRIMALDO – SOBRE PRÓXIMA REUNIÃO E PRORROGAÇÃO DAS CLÁUSULAS CONVENCIONADAS
8 – Ata de Negociação – Sinepe Nordeste 04.06.2018
9 – ATA MEDIAÇÃO TRIBUNAL 20-06-2018
Vídeos sobre nossa GREVE no nordeste mineiro – Governador Valadares
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.