Professores do Sesi têm novo acordo coletivo de trabalho

5 de julho de 2011

Os professores do Sistema Fiemg (Sesi) conquistaram 7% de reajuste na campanha reivindicatória deste ano. Em assembleia no dia 11 de junho, na sede do Sinpro Minas, os docentes aprovaram uma proposta de Acordo Coletivo de Trabalho que trouxe avanços para a categoria. O ACT já foi assinado, é retroativo a 1º de maio de 2011 e vale até 30 de abril de 2012.ConquistasApós mobilizações, os professores conseguiram reajuste pelo INPC (6,30%), 0,7% de ganho real, aumento do tíquete-refeição em 9,5% (para R$ 11,50) e do auxílio-creche em 13,2% (para R$ 120,00), e a ampliação da idade de atendimento da creche de 18 para 24 meses. Como resultado das negociações, foram feitas também adequações nas cláusulas de resilição parcial de contrato de trabalho e de visitação às escolas. A partir desse ACT, representantes do sindicato poderão fazer duas visitas por ano no horário de intervalo dos professores.UniãoA professora Valéria Chiode, diretora do Sinpro Minas, avalia que o resultado das negociações foi positivo, mas que a categoria precisa se unir mais rumo a novas conquistas. “Continuaremos lutando pela unificação dos pisos salariais da educação infantil ao ensino médio”, aponta.“É importante que o professor do Sistema Fiemg dialogue com os colegas, sindicalize-se e participe das atividades do Sinpro, porque é assim que a categoria se fortalece e melhora suas condições de trabalho e vida”, destaca o diretor do sindicato, Mateus Júlio de Freitas.