Notícias

Professores do setor privado participam de assembleias em todo o estado

19 de novembro de 2019

Iniciamos, em novembro, a campanha reivindicatória de 2020. Apresentamos a nossa pré-pauta de reivindicações, a ser discutida e votada em assembleias permanentes e itinerantes com a participação da categoria a partir deste mês.

Como todos sabemos, o cenário atual permanece muito preocupante. Após a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, que precarizaram significativamente as condições de vida e trabalho de milhões de brasileiros, o governo prepara uma nova reforma, a sindical.

Por meio dela, pretende-se acabar com a atual estrutura sindical brasileira, com a finalidade de enfraquecer a luta dos trabalhadores por mais conquistas e melhores salários.

Sob o falso argumento de “modernizar” as regras que tratam do assunto, o que se busca é fragilizar a organização sindical no país, para deixar os trabalhadores sem quaisquer condições de reivindicarem seus direitos frente aos empresários.   

Mas estamos convencidos de que, como nas campanhas reivindicatórias anteriores, a nossa categoria permanecerá unida e combativa para impedir retrocessos e avançar nas conquistas.

Vale lembrar que foram as inúmeras lutas dos professores ao longo da história, organizados e unidos no Sinpro Minas, que garantiram direitos atuais, como bolsas de estudos, adicionais extraclasse e por tempo de serviço, entre vários outros previstos nas nossas Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs). 

Não há dúvida de que é a mobilização dos professores que garante o êxito nas negociações com o patronal. Foi essa disposição da categoria que permitiu, por exemplo, que a CCT Minas Gerais fosse assinada, no ano passado, com a manutenção de todos os direitos, mesmo após os donos de escolas insistirem em retirá-los.

Por isso, a ideia de que “ninguém solta a mão de ninguém” permanece mais atual do que nunca. Precisamos nos manter fortes, unidos e mobilizados nas assembleias e nos locais de trabalho, porque só assim faremos mais uma campanha reivindicatória vitoriosa, com valorização profissional e conquista de melhores salários e condições de vida e trabalho para todos!

Diretoria do Sinpro Minas

Pré-pauta de reivindicações 2020

1. Conquistas anteriores devem ser mantidas

Nenhum direito a menos! Garantir todas as cláusulas da CCT, fruto de muita luta durante todos esses anos.

2. Recomposição salarial pelo INPC

É o mínimo que precisamos; recompor nosso salário de acordo com o índice da inflação.

3. Ganho real a ser definido de acordo com o percentual da perda do poder de compra do salário

Temos reivindicado nos últimos anos o percentual de 3%. A nossa proposta é verificar o percentual da perda do poder de compra até 60 dias antes da data-base, que é o tempo limite para a entrega da pauta.

4. Equiparação salarial

Entendemos que a educação básica precisa ter o piso salarial unificado, como ocorre na educação superior.

5. Homologação de rescisão no sindicato

A CCT tem muitas especificidades e direitos que vão além do que estabelece a CLT. Ocorre que muitos professores não têm conhecimento do que lhes é devido, e no momento da rescisão contratual (demissão) é que o sindicato confere se todos os direitos estão sendo respeitados.

6. Liberdade de cátedra

A ofensiva ao fazer docente tem sido cada vez mais frequente. Precisamos nos resguardar e garantir o nosso direito de ensinar.

7. Adicional por atividade extraclasse

Gastamos, na atualidade, muito mais tempo em atividades extraclasse, como planejamento, correção, avaliação, formação e outras tarefas, entre elas o atendimento a pais e alunos via whatsapp. Por isso, entendemos que o valor desse adicional deve ser de 33%, de acordo com a lei do piso nacional do magistério.

8. Participação em acordos trabalhistas

Entendemos que a participação do sindicato é fundamental e obrigatória em quaisquer negociações entre trabalhadores e donos de escolas acerca de direitos trabalhistas. 

9. Terceirização

Precisamos  impedir  que  a precarização das relações de trabalho chegue às escolas através da contratação via outras empresas, a chamada terceirização.

10. Proibição de dispensa coletiva

Devemos incluir em nossa CCT uma cláusula que proíba a dispensa coletiva de professores, medida que demonstra claramente o tratamento da educação como mera mercadoria e cria um clima de insegurança e insatisfação no ambiente escolar. 

11. Saúde do professor

A conjuntura atual, marcada pelo excesso de trabalho e pelo aumento das exigências e de casos de perseguição, além do não cumprimento da legislação trabalhista, tem adoecido os professores. Entendemos ser fundamental que a CCT tenha uma cláusula que se destine à proteção da saúde do professor.

12. EAD e semi-presencial (limite de alunos e regulamentação)

A EAD é uma realidade e também tem sido um fator de sucateamento das condições de trabalho dos professores. São várias as questões que precisam ser analisadas e regulamentadas.

13. Garantia de emprego

Em caso de demissão durante o semestre ou ano letivos, os professores ficam inviabilizados de se recolocarem no mercado de trabalho. Por isso, precisamos garantir que tenhamos emprego durante o período letivo, para trabalhar-mos com mais tranquilidade.

14. Aumento da multa por descumprimento

Várias escolas estão se sentindo amparadas pela reforma trabalhista e desconsideram a CCT. Precisamos aumentar a penalidade para quem ignora e descumpre a legislação.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha