Notícias

Categoria amplia mobilização no Triângulo e faz assembleia nesta sexta (21/5)

17 de maio de 2021

Em assembleia virtual realizada nessa quinta-feira (13/5), com expressiva participação de professores/as, foi aprovada a ampliação do estado de greve no Triângulo Mineiro e da mobilização para garantir direitos e segurança contra a Covid-19.

Nova assembleia on-line será feita nesta sexta-feira (21/5), às 18 horas (confira o endereço virtual no final do texto). No mesmo dia, haverá uma nova rodada de negociação com o sindicato que representa os donos de escolas na região (Sinepe-TM).

Mais uma vez, o sindicato patronal desconsidera as professoras e os professores, aproveitando-se da situação imposta pela pandemia. Nas reuniões de negociação, o patronal insiste em alterar de forma substancial direitos históricos da categoria, como bolsas de estudos, adicionais extraclasse e por tempo de serviço, férias coletivas, entre outros.

As mudanças pretendidas pelos donos de escolas precarizam ainda mais as condições de trabalho dos/as professores/as na região, que já estão com os salários congelados desde março de 2019.

Durante a assembleia virtual, os/as professores/as relataram as dificuldades enfrentadas pela categoria, criticaram a intransigência do sindicato patronal e cobraram melhores condições de vida e trabalho. “Com salários congelados, não conseguimos mais manter as despesas com manutenção da internet e o pagamento dos novos equipamentos que fomos obrigados a adquirir para atender às demandas das escolas”, desabafou um professor.

“A escola tem exigido de nós todo o material de planejamento, correção de atividades extras, lançamento de notas em dias e horários atípicos, como sábado, domingo e feriado. Temos trabalhado o dobro sem receber nada a mais”, criticou uma professora do ensino fundamental.

“Aqui em nossa cidade, estamos colocando nossa vida e a dos nossos alunos em risco com as aulas presenciais, uma vez que os protocolos de segurança não têm sido cumpridos. Mesmo tendo denunciado a situação para a vigilância sanitária, nada aconteceu. Além disso, estamos sendo pressionados pela direção a não falar nada sobre a realidade da escola em que trabalhamos, nem comentar em outros ambientes sobre casos de Covid-19 de alunos ou colegas”, denunciou outra professora.

Nesta segunda-feira (17/5), o secretário estadual de Saúde manifestou preocupação com o aumento do número de casos de Covid-19 e de pacientes aguardando internação no Triângulo e no Sul de Minas.

Diante da situação relatada e da tentativa dos donos de escolas de precarizar ainda mais as condições de trabalho e vida da categoria, os professores decidiram ampliar a mobilização na região, para garantir direitos históricos e valorização docente.

Participe da assembleia nesta sexta-feira (21/5), às 18 horas, pela plataforma Zoom (clique aqui para acessar o ambiente virtual | ID da reunião: 810 1104 9907 | senha de acesso: 609832).

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha