Professores do UNI-BH aprovam proposta de acordo entre Sinpro e entidade para pagamento de resilições

14 de outubro de 2008

Em assembléia com os professores do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, colocou na mesa, na última sexta-feira (10/10), o resultado das negociações com a fundação que mantém o centro universitário. A discussão vem sendo travada desde 2004 em relação ao pagamento dos valores indenizatórios referentes às resilições dos anos de 2004 a 2008. As reduções parciais de carga-horária vêm acontecendo repetidamente, ano após ano, e já foram negociadas anteriormente, sem o cumprimento por parte do UNI.Por unanimidade, os professores aprovaram em assembléia a proposta de pagamento feita pela escola, após negociação com o sindicato e com a associação de docentes. Conforme trataram os representantes da fundação, o pagamento referente a 2004/2006 será feito em janeiro de 2009; já o período 2006/2007 será pago em fevereiro de 2009 e os valores relativos a 2008 serão acertados nos meses de agosto, setembro e outubro de 2009.Como foi aberto o processo de negociação das resilições com a escola, os professores decidiram não acionar a justiça e negociar com a ajuda do Sinpro Minas. Na ocasião Gilson Reis disse que o objetivo principal da assembléia era apresentar aos professores o que foi negociado com a escola e colocar em votação, buscando uma resolução para o caso. “A unanimidade na aceitação demonstra que o Sinpro atua de acordo com as necessidades da categoria” completa.Ao iniciar a reunião, o diretor do Sinpro Minas Marco Eliel, que também leciona no UNI, falou um pouco sobre as realizações do sindicato, ele lembrou a campanha de valorização dos professores, que será lançada no próximo dia 18. Também ressaltou a programação especial do Cineclube Joaquim Pedro de Andrade para o mês dos professores. E por final, citou o projeto Oficina da Voz, que atende aos professores todas as quintas, e a esperada festa dos professores.     Nova assembléia foi marcada para o dia 23 de outubro, novamente no Campus da Rua Diamantina, na Lagoainha. Na oportunidade, será discutido o processo de eleição da nova diretoria da Associação de Docentes e também as novidades das negociações com o UNI que serão apresentadas pelo sindicato. Também participaram da assembléia os diretores da Associação de Docentes do UNI, Liliane Salum, que também é diretora do Sinpro Minas; Jorge Luiz Gonçalves e Sérgio Segal.