Cerca de 300 pessoas, entre professores, funcionários administrativos e alunos do Uni-BH compareceram à assembléia realizada na última sexta-feira, 30/01, na unidade da rua Diamantina. Na ocasião, foi discutida a crise financeira da universidade que acumula um passivo trabalhista de cerca de R$ 9 milhões. Os professores e auxiliares avaliaram a possibilidade de paralisação das atividades docentes a partir do início do semestre, se os salários atrasados não forem pagos. A decisão foi pela continuidade do estado de greve até o dia 6 de fevereiro, quando a categoria volta a se reunir em assembleia, às 18h, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, para definir os rumos do movimento.
Os representantes do Sinpro Minas, Saae-MG e Aduni avaliaram que a mudança de calendário pelo Uni-BH, que transferiu o início do semestre para 9/02, tornaria inócua qualquer tentativa de paralisação nesse momento. Foi aprovada a proposta de agendar uma reunião na Secretaria Regional do Trabalho com a presença de representante da Fundac (mantenedora do Uni-BH) para alterar o acordo feito anteriormente, assim como firmar outro no qual a Fundac se comprometa a agilizar o pagamento do passivo trabalhista. Também foi decidido manter a comissão fiscalizadora durante todo o ano para verificar as contas da universidade.
Segundo relato de um representante da comissão, o Uni-BH deve pagar até quinta-feira o salário de novembro e há expectativa de entrada de recursos com mensalidades e de novos empréstimos bancários, assim como a venda de um imóvel autorizada pelo Ministério Público.
Assembléia dos Professores do Uni-BH
Dia: 06/02/2009 (sexta-feira)
Horário: 18hLocal: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 – Centro – BH)Pauta: Deliberação sobre irregularidades trabalhistas e atrasos salariais
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.