Notícias

Professores do Uni-BH continuam em estado de greve

31 de janeiro de 2009

Cerca de 300 pessoas, entre professores, funcionários administrativos e alunos do Uni-BH compareceram à assembléia realizada na última sexta-feira, 30/01, na unidade da rua Diamantina. Na ocasião, foi discutida a crise financeira da universidade que acumula um passivo trabalhista de cerca de R$ 9 milhões. Os professores e auxiliares avaliaram a possibilidade de paralisação das atividades docentes a partir do início do semestre, se os salários atrasados não forem pagos. A decisão foi pela continuidade do estado de greve até o dia 6 de fevereiro, quando a categoria volta a se reunir em assembleia, às 18h, no auditório da Faculdade de Direito da UFMG, para definir os rumos do movimento.

Os representantes do Sinpro Minas, Saae-MG e Aduni avaliaram que a mudança de calendário pelo Uni-BH, que transferiu o início do semestre para 9/02, tornaria inócua qualquer tentativa de paralisação nesse momento. Foi aprovada a proposta de agendar uma reunião na Secretaria Regional do Trabalho com a presença de representante da Fundac (mantenedora do Uni-BH) para alterar o acordo feito anteriormente, assim como firmar outro no qual a Fundac se comprometa a agilizar o pagamento do passivo trabalhista. Também foi decidido manter a comissão fiscalizadora durante todo o ano para verificar as contas da universidade.

Segundo relato de um representante da comissão, o Uni-BH deve pagar até quinta-feira o salário de novembro e há expectativa de entrada de recursos com mensalidades e de novos empréstimos bancários, assim como a venda de um imóvel autorizada pelo Ministério Público.

Assembléia dos Professores do Uni-BH

Dia: 06/02/2009 (sexta-feira)

Horário: 18hLocal: Auditório da Faculdade de Direito da UFMG (Av. João Pinheiro, 100 – Centro – BH)Pauta: Deliberação sobre irregularidades trabalhistas e atrasos salariais

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha