Notícias

Professores e estudantes lançam movimento em defesa da Uemg

2 de outubro de 2013

Um ato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais marcou o lançamento do Movimento Em Defesa da Uemg, que reuniu, no dia 2 de outubro, professores e estudantes da Uemg e das fundações ligadas à Universidade. Conforme prevê o projeto de lei sancionado, em julho, seis fundações de ensino serão extintas e seus cursos serão absorvidos pela Uemg.

 

O movimento é a favor da estadualização das fundações ligadas à Uemg, mas denuncia a falta de transparência no processo. “Minas Gerais precisa consolidar uma universidade pública de qualidade, para isso é preciso investimento”, afirmou Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas, durante a abertura do ato em defesa da Uemg.

 

O presidente do Sinduemg, Nelson Ribeiro, questionou o fato do governo de Minas ter encaminhado o processo de absorção das fundações sem a previsão no orçamento e justamente, no momento em que o Estado passa por uma crise financeira. “A sociedade precisa saber o que se passa na Uemg. Falta estrutura física e mais investimentos para pesquisa e extensão”, disse. 

 

Além do Sinpro Minas e do Sinduemg, Contee e Fitee, integram o movimento a União estadual dos Estudantes (UEE) e diretórios acadêmicos da Uemg, Associação dos docentes da Unimontes (Adunimontes), Sindicato dos Auxiliares Administrativos de Estabelecimentos de Ensino (SAAE-MG), entre outros. 

 

No dia 24/10, o movimento vai realizar manifestações nos munícipios onde estão localizadas as instituições de ensino superior ligadas à Uemg.

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha