Professores entregam abaixo-assinado em defesa dos aposentados

7 de julho de 2009

Professores aposentados e diretores do Sinpro Minas vão a Brasília nesta quarta-feira, para se juntar a outras caravanas de trabalhadores, que fazem manifestação pela manutenção do reajuste dos aposentados de 16,67%, fim do fator previdenciário e a recomposição do salário dos aposentados e pensionistas.

O Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas entregará um abaixo-assinado em defesa dos aposentados, com assinaturas recolhidas entre os professores da rede privada. Também haverá uma panfletagem nos gabinetes dos parlamentares com a carta abaixo.

Carta aos deputados e senadores

Nós, professores aposentados da rede particular de ensino de Minas Gerais, reivindicamos a manutenção do reajuste de 16.67% aos aposentados, o fim do fator previdenciário e a recomposição do salário dos aposentados e pensionistas.

Os aposentados e pensionistas brasileiros vivem uma situação de achatamento dos salários e, conseqüente, redução do poder aquisitivo, encontrando dificuldades em arcar, até mesmo, com despesas como saúde e moradia. Em relação aos reajustes salariais, quem ganha acima do salário mínimo vê seus salários achatados e a tendência das perdas é levar todos os aposentados a ganharem um salário mínimo.

Para piorar a situação, em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou uma emenda à Medida Provisória 288, daquele ano, aprovada pelo Senado Federal, que previa reajuste de 16,67% nas aposentadorias e pensões, acima de um salário mínimo. Portanto, queremos a derrubada do veto. Faremos manifestações em todo o país, citando os nomes dos parlamentares que estão do nosso lado e os que não estão.

Exigimos, também, o fim do fator previdenciário, que ajudou a encolher ainda mais os salários, e consideramos danosa a fórmula 85/95. Com o fator, o contribuinte sofre perdas expressivas no valor do salário quando se aposenta antes dos sessenta anos, no caso das mulheres, e antes dos sessenta e três, se for homem, o que prejudica em demasia a quem começou a trabalhar mais jovem.

A categoria dos professores foi a que mais sofreu com o fator previdenciário, sobretudo as professoras foram as mais prejudicadas. Uma professora que quer se aposentar e tem cinqüenta anos de idade e vinte e cinco anos de contribuição, perderá até 50% no valor do salário, do contrario terá que trabalhar por mais dez anos.

Sabemos que o sistema previdenciário brasileiro possui superávit da ordem de 60 bilhões de reais, por ano. No entanto, o dinheiro é gasto de maneira incorreta e, por isso, faltam recursos aos beneficiários. Exigimos que os parlamentares aprovem rapidamente todos os projetos que viabilizem a recuperação do poder aquisitivo de quem tanto trabalhou pelo crescimento do país.

Departamento de Professores Aposentados do Sinpro Minas – Deasinpro

Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – Sinpro Minas