Professores e estudantes de língua espanhola e diretores do Sinpro Minas fizeram nessa quarta-feira (28) uma manifestação na Praça Sete, em Belo Horizonte, pela qualidade do ensino da disciplina nas escolas públicas estaduais.
Conforme denuncia manifesto assinado por entidades ligadas à educação em Minas, o governo estadual pretende, por meio de convênio com a fundação de uma grande escola de idiomas de Belo Horizonte, oferecer um curso de espanhol para professores, principalmente de português e inglês, com 240 horas/aula em apenas 30 dias.
O objetivo dessa medida seria capacitá-los a lecionar o idioma nas escolas públicas de Minas Gerais, sendo designados para cobrir a demanda gerada pela lei 11.161/2005, que cria a obrigatoriedade da oferta da disciplina de língua espanhola no ensino médio das redes pública e privada. Ocorre que, se aplicada, a medida vai precarizar ainda mais a qualidade da educação no estado, gerando um grande prejuízo para os alunos.
Durante a manifestação, foram recolhidas assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado à Secretaria Estadual de Educação, exigindo, entre outras coisas, a abertura de um concurso público para professores de Espanhol.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.