Notícias

Professores inauguram sede da Ad-Uni

20 de maio de 2009

Foi inaugurada, na última sexta-feira (15/5), a sede da Associação dos Docentes do Uni-BH (Ad-uni). A entidade, fundada em 10 de março de 2004, agora está sediada no Bloco C2 do campus Estoril, em frente às quadras do curso de Educação Física, ao lado da subestação elétrica do Uni-BH. A sala recebeu o nome de um dos sindicalizados com mais tempo de filiação ao Sinpro Minas, o professor de Sociologia da Educação do Uni-BH, Sinésio Ribeiro Bastos.

 

Filiado desde 1970 e hoje com 87 anos, o professor de Sociologia Sinésio Ribeiro recebeu a homenagem com muita satisfação e em seu discurso disse que ficou lisonjeado e envaidecido pela generosidade dos colegas. Ao final, o professor Sinésio ressaltou que a valorização dos professores, alunos e funcionários é o caminho ideal para a construção de uma escola ideal.

 

Confira o discurso do professor Sinésio Ribeiro Bastos, na íntegra:

 

É muito para quem tão pouco merece…

Sinto-me lisonjeado e envaidecido pela generosidade, razão porque me reservo o direito de opinar sobre nossos propósitos como entidade representativa do corpo docente…

 

Ao ensejo gostaria de respeitosamente dirigir-me à entidade mantenedora, ora representada por novos parceiros, que não nos move o mínimo desejo de sermos opositores a quem quer que seja, ao contrário, é nosso propósito colaborar no sentido de que a mantida seja, de fato, uma instituição que tenha a marca da educação.

 

Para tanto, espero que nessa sala a quem vocês deram meu nome, seja um local de debate e reflexão sobre o que deve ser mantido e o que deve ser evitado para que não haja atropelos na nossa caminhada. Pretendo, com essa afirmação , esclarecer que desejamos colaborar para o desenvolvimento da instituição, mas cobraremos respeito e valorização dos professores, funcionários e alunos para que, assim, possamos delinear o caminho ideal para a nossa convivência…

 

A educação de cidadãos e cidadãs exige esforços no sentido de evitar possíveis rupturas entre formas de trabalho e eliminar as barreiras existentes entre as instituições acadÊmicas e seu ambiente… Assim, se pretendemos percorrer o caminho da mútua colaboração, precisamos por de lado nossas preferências, nossas prováveis recompensas, nosso lugar na hierarquia do poder…

 

Nesse particular, ou seja, a hierarquia do poder, recorro ao dito na página 181 do livro Compromisso com a Educação do nosso parceiro padre Geraldo Magela Teixeira: “Cabe-nos a nós educadores comprometidos com a universidade estar sempre atentos à natureza e missão, para que ela não se torne apenas uma universidade de negócios e espaço privilegiado para as corporações e a pequena luta pelo poder que ao fim e ao cabo, costuma também ser luta pelo dinheiro… Por isso tais corporações são cada vez mais fortes, e a luta pelo poder e a sua preservação costumam justificar as manobras mais torpes”.

 

Reitero para finalizar : Aqui nos encontramos para colaborar, todavia, para tanto, cobraremos respeito e valorização dos professores, alunos e funcionários, para que assim possamos delinear o caminho ideal para a nossa convivência.

 

Obrigado,

 

Sinésio Ribeiro Bastos

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha