Professores lutam por melhores salários, carreira e formação

11 de março de 2015

Próxima assembleia será dia 28 de março

No último sábado (7/3), os professores da rede particular de ensino de Minas Gerais se reuniram, em assembleia, para debater os encaminhamentos da Campanha Reivindicatória/2015. Até agora, já aconteceram quatro reuniões de negociação com o sindicato dos donos de escolas, mas ainda não foi feito nenhum acordo quanto às reivindicações apresentadas pelos professores.

A categoria reafirmou a pertinência da pauta de reivindicações apresentada pelo Sinpro Minas, diante do excesso de trabalho, dos baixos salários, e, consequente falta de valorização dos trabalhadores. A diretoria do sindicato reafirma a necessidade de se intensificar o processo de mobilização da categoria. Nos próximos dias, diretores da entidade vão continuar visitando as escolas para ouvir as demandas dos professores.

De acordo com o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, existe uma pressão muito forte no país contra os avanços trabalhistas. Contudo, o setor privado continua em expansão e tem a previsão de receber recursos bilionários do Governo Federal. “Em 2014, a rede privada de ensino recebeu cerca de R$ 9 bilhões. Com isso, fica claro que esse é um setor que tem extrema capacidade para reajustar salários e melhorar as condições de trabalho. Precisamos, no entanto, nos organizar para desmontar o discurso de crise econômica do patronal e conduzir os trabalhadores para um cenário mais favorável. O nosso diferencial vai ser a capacidade de luta e organização da categoria”.

Foi marcada uma nova assembleia para o dia 28 de março (sábado), às 14 horas, na sede do Sinpro Minas (rua Jaime Gomes, 198, Floresta).

————————————————————-

Confira as reivindicações:

Aumento real

Reajuste pela inflação (INPC) + PIB + Produtividade

Elevar o adicional extraclasse de 20% para 1/3 da jornada;

Carreira

Alterar o adicional de quinquênio para triênio;

Adicional de 10% para especialização, 15% para mestrado e 20% para doutorado;

Piso

Equiparar o piso da Educação Básica e unificar o piso da Educação Superior (BH/Interior)