Professores municipais de BH fazem manifestação e entram em greve por tempo indeterminado

18 de março de 2010

Professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte iniciaram, nesta quinta-feira, uma greve por tempo indeterminado. De acordo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), a paralisação foi determinada em assembleia da categoria, na última terça-feira.

Segundo o sindicato, as escolas abriram normalmente nessa quarta-feira para que os professores anunciassem a paralisação e explicassem os motivos. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) marcou uma reunião com o comando de greve para esta sexta-feira, na Secretaria de Recursos Humanos.

A categoria reivindica reajuste salarial de 22,41%. Professores reclamam que não têm recomposição salarial há quatro anos. Eles afirmam que não estão satisfeitos com as condições de trabalho, saúde, plano de carreira, e também em relação ao fim da terceirização. O salário médio recebido pela categoria é de R$ 1.100, segundo o Sind-Rede/BH.

Outra reclamação diz respeito a um projeto de lei, encaminhado pela prefeitura à Câmara de Vereadores. Segundo o Sind-Rede/BH, a lei, que foi aprovada, prejudica os professores, pois propõe pagamento de abonos e prêmios para poucas escolas e poucos profissionais. Eles acrescentam, ainda, que para receber o abono, o professor não pode ter faltado um único dia durante o ano, mesmo com atestado médico.

A categoria marcou uma assembleia para o dia 23 de março, quando discutem os rumos da paralisação. A prefeitura informa que está aberta ao início das negociações com a categoria dos professores.

Fonte: Globominas.com