Notícias

Professores municipais de BH fazem manifestação e entram em greve por tempo indeterminado

18 de março de 2010

Professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte iniciaram, nesta quinta-feira, uma greve por tempo indeterminado. De acordo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), a paralisação foi determinada em assembleia da categoria, na última terça-feira.

Segundo o sindicato, as escolas abriram normalmente nessa quarta-feira para que os professores anunciassem a paralisação e explicassem os motivos. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) marcou uma reunião com o comando de greve para esta sexta-feira, na Secretaria de Recursos Humanos.

A categoria reivindica reajuste salarial de 22,41%. Professores reclamam que não têm recomposição salarial há quatro anos. Eles afirmam que não estão satisfeitos com as condições de trabalho, saúde, plano de carreira, e também em relação ao fim da terceirização. O salário médio recebido pela categoria é de R$ 1.100, segundo o Sind-Rede/BH.

Outra reclamação diz respeito a um projeto de lei, encaminhado pela prefeitura à Câmara de Vereadores. Segundo o Sind-Rede/BH, a lei, que foi aprovada, prejudica os professores, pois propõe pagamento de abonos e prêmios para poucas escolas e poucos profissionais. Eles acrescentam, ainda, que para receber o abono, o professor não pode ter faltado um único dia durante o ano, mesmo com atestado médico.

A categoria marcou uma assembleia para o dia 23 de março, quando discutem os rumos da paralisação. A prefeitura informa que está aberta ao início das negociações com a categoria dos professores.

Fonte: Globominas.com

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha