Professores não aceitam oferta e cogitam greve

26 de março de 2012

Oferta feita pelos patrões foi de reajuste de 7%; professores da rede particular de ensino querem aumento de 14% no salário

Os professores da rede particular, na capital e no interior do Estado, podem entrar em greve nesta semana. Uma reunião entre a categoria e os patrões, marcada para a próxima quarta-feira, será decisiva. Caso não aceitem pagar os 14% de reajuste salarial pedidos pela categoria, os donos de escolas poderão enfrentar uma paralisação geral na rede. Os patrões oferecem 7% de aumento.

“Se nós não conseguirmos o reajuste que queremos, vamos cruzar os braços semelhante ao que aconteceu no ano passado”, disse o presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG), Gilson Reis. Em 2011, uma paralisação afetou a rede particular por nove dias. Em assembleia, no sábado, os professores descartaram a oferta dos patrões.

A unificação salarial também está na pauta de reivindicações da categoria. Atualmente um professor da educação infantil recebe R$ 7 por hora-aula, o que dá uma média mensal de R$ 700. Professores do ensino fundamental recebem por mês o dobro disso. No ensino médio, o salário mensal passa para R$ 1.800. Se os patrões concederem os 14% de reajuste e unificarem a tabela, o salário-base dos professores passa a ser R$ 2.052.

A assessoria de imprensa do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) informou que os patrões vão apresentar uma contraproposta na reunião desta semana para tentar evitar a greve. Quanto à unificação das tabelas salariais, o Sinep-MG informou que irá avaliar a proposta. As informações são do jornal O TEMPO Online.