Notícias

Assembleias de professores na região Sudeste

5 de abril de 2016

A comissão de negociação do Sinpro Minas participou de reunião com o Sinepe/Sudeste, no dia 29/03, quando informou as decisões das assembleias dos/as professores/as realizadas em março.

Na reunião de negociação o patronal manteve a postura de propor acabar com o recesso de fim de ano (entre Natal e Réveillon), com o início das férias em 26 de dezembro e o retorno às atividades escolares na última semana de janeiro, o que é uma afronta ao direito do/a professor/a de usufruir do recesso e das férias escolares, tão necessárias para os/as professores/as iniciarem o ano letivo descansados e revigorados.

Além disso, oferece apenas 6,5% de reajuste, o que é insuficiente para recompor a perda inflacionária dos salários nos últimos meses. O Sinpro Minas reitera que não negocia índices abaixo da inflação e que o patamar mínimo autorizado pelos/as professores/as em assembleia para começar a negociar é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que até janeiro foi de 11,31% – para a data-base de 1º de fevereiro.

Parece que o clima golpista que assola o país – os constantes ataques à democracia e aos direitos trabalhistas – contaminou os integrantes do sindicato patronal, pois diante da crise mundial do capitalismo, eles querem transferir todo o ônus das perdas financeiras para os professores, uma vez que reiteram a posição de negociar um reajuste salarial abaixo da inflação. Consideramos isso um golpe à dignidade dos trabalhadores.

O reajuste salarial que recompõe o poder de compra é o patamar mínimo para se iniciar qualquer negociação, pois isso não significa aumento salarial de fato. É importante frisar que os reajustes das mensalidades escolares são fixados todos os anos acima da inflação – esse ano, a mensalidade aumentou em média 12%. Ou seja, o patronal sempre chama para si o bônus do contexto político e econômico e impõe aos trabalhadores o ônus dessa conta.

Assembleia de professores

CATAGUASES :  12 de abril – 17h

Sinpro Minas – Rua Major Vieira, 300 – Sala 04 – Centro

SÃO JOÃO DEL-REI :  14 de abril – 17h

Auditório da Câmara Municipal – Rua Ministro Gabriel Passos, 235 – Centro

UBÁ : 19 de abril – 17h

SindUTE Rua dos Viajantes 51/103 – Centro

BARBACENA:  25 de abril – 17h30

Sinpro Minas – Rua Silva Jardim, 425, Bairro Boa Morte

Os gráficos abaixo demonstram as sucessivas perdas salariais com relação ao reajuste das mensalidades, mesmo em anos que o reajuste foi menor, sempre esteve acima da inflação o que não ocorreu com os salários.

grafico1-site

grafico-2-site

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Ponte Nova
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Teófilo Otoni
Uberaba
Uberlândia
Varginha