A comissão de negociação do Sinpro Minas participou de reunião com o Sinepe/Sudeste, no dia 29/03, quando informou as decisões das assembleias dos/as professores/as realizadas em março.
Na reunião de negociação o patronal manteve a postura de propor acabar com o recesso de fim de ano (entre Natal e Réveillon), com o início das férias em 26 de dezembro e o retorno às atividades escolares na última semana de janeiro, o que é uma afronta ao direito do/a professor/a de usufruir do recesso e das férias escolares, tão necessárias para os/as professores/as iniciarem o ano letivo descansados e revigorados.
Além disso, oferece apenas 6,5% de reajuste, o que é insuficiente para recompor a perda inflacionária dos salários nos últimos meses. O Sinpro Minas reitera que não negocia índices abaixo da inflação e que o patamar mínimo autorizado pelos/as professores/as em assembleia para começar a negociar é o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que até janeiro foi de 11,31% – para a data-base de 1º de fevereiro.
Parece que o clima golpista que assola o país – os constantes ataques à democracia e aos direitos trabalhistas – contaminou os integrantes do sindicato patronal, pois diante da crise mundial do capitalismo, eles querem transferir todo o ônus das perdas financeiras para os professores, uma vez que reiteram a posição de negociar um reajuste salarial abaixo da inflação. Consideramos isso um golpe à dignidade dos trabalhadores.
O reajuste salarial que recompõe o poder de compra é o patamar mínimo para se iniciar qualquer negociação, pois isso não significa aumento salarial de fato. É importante frisar que os reajustes das mensalidades escolares são fixados todos os anos acima da inflação – esse ano, a mensalidade aumentou em média 12%. Ou seja, o patronal sempre chama para si o bônus do contexto político e econômico e impõe aos trabalhadores o ônus dessa conta.
Assembleia de professores
CATAGUASES : 12 de abril – 17h
Sinpro Minas – Rua Major Vieira, 300 – Sala 04 – Centro
SÃO JOÃO DEL-REI : 14 de abril – 17h
Auditório da Câmara Municipal – Rua Ministro Gabriel Passos, 235 – Centro
UBÁ : 19 de abril – 17h
SindUTE – Rua dos Viajantes 51/103 – Centro
BARBACENA: 25 de abril – 17h30
Sinpro Minas – Rua Silva Jardim, 425, Bairro Boa Morte
Os gráficos abaixo demonstram as sucessivas perdas salariais com relação ao reajuste das mensalidades, mesmo em anos que o reajuste foi menor, sempre esteve acima da inflação o que não ocorreu com os salários.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
(31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.