Professores valorizados! Educação pra valer!

18 de março de 2013

No último sábado (16/03), foi realizada a primeira assembleia da Campanha Reivindicatória 2013 do Sinpro Minas. Os professores discutiram o contexto da campanha, que visa promover a valorização docente, e rejeitaram  a contraproposta apresentada pelo sindicato patronal, pois prevê a retirada de direitos. As negociações continuam, considerando que a data-base dos professores das escolas privadas da região do Sinep/MG é em 1º de abril. As principais reivindicações deste ano passam pela questão salarial (INPC + aumento conforme o PIB + ganho real de 3%), equiparação dos pisos do ensino infantil ao do ensino médio, seguro de vida e regulamentação do Ensino a distância, além da manutenção das conquistas, já asseguradas na Convenção Coletiva de Trabalho.Para Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas, o cenário é positivo para novas conquistas. “O crescimento da economia tem tornado o mercado de trabalho aquecido e permitido a expansão do ensino privado, através também de programas como o Fies, o ProUni e o Pronatec. Tudo isso, aliado ao aumento das mensalidades, cria condições para os professores se mobilizarem por seus direitos”, avalia.O professor Ricardo Guimarães considera que é necessário discutir questões relacionadas ao papel dos docentes na sociedade de hoje. “Precisamos ser valorizados pela contribuição que damos à educação de crianças e jovens do nosso país”, ressaltou. Para ele, somente com a valorização da profissão docente será possível motivar os jovens a se tornarem professores, visando à educação do futuro.A próxima assembleia da Campanha será no sábado, 23/03, às 10 horas, no auditório do sindicato, que fica na rua Jaime Gomes, 198, no bairro Floresta, em Belo Horizonte. Assembleia de professores23/03/13 – sábado – 10 horasAuditório do Sinpro Minas (r. Jaime Gomes, 198, bairro Floresta, Belo Horizonte)