Assim como os professores não fazem mágica ao lecionar, as conquistas trabalhistas também não podem depender da sorte. Todos os direitos da categoria são fruto de muita luta. E para conquistar mais é preciso sair da inércia para a mobilização.
Para chegar às sala de aula, os professores se empenharam nas faculdades de origem, preparam aulas, exercícios, atividades variadas, provas e estão sempre em contínua formação para o exercício da profissão. Todo esse esforço resulta em professores qualificados. Essa qualificação somente é reconhecida quando os professores recebem o que merecem, ou seja, salários dignos e boas condições de trabalho. O problema é que esse reconhecimento não cai do céu, precisa ser conquistado, pois os donos de escolas sempre ganham mais quando não reconhecem o valor dos professores e fazem de tudo para manter as coisas como estão ou piorá-las.
Portanto, na campanha reivindicatória é a mobilização que faz a diferença, para dar aval aos esforços do sindicato nas negociações com o patronal. Diante da pressão exercida dentro das escolas pode ser difícil se posicionar e tomar atitudes como conversar com colegas, participar das assembleias e até mesmo decidir por uma paralisação ou greve, mas não podemos desistir. Sabemos que todas as mudanças são resultado do esforço de pessoas corajosas e combativas. Quando todos se unem, não há obstáculos que não possam ser removidos. Afinal, a história mostra que a luta coletiva é a melhor saída.
Como num jogo, os dados foram lançados, mas nossas conquistas não podem depender somente da sorte e sim das nossas ações e ousadia. Em 2015, vamos fazer valer o nosso jogo, sem contar apenas com a sorte, vamos dar as cartas e todos os passos com coragem para avançar.
A campanha reivindicatória 2015 já começou! Várias assembleias foram realizadas em todo o estado para a discussão das pautas de reivindicações e preparação da mobilização. Vamos seguir em frente, e demonstrar que merecemos muito mais do que apenas aumento real.
Principais reivindicações:
Aumento real
Reajuste pela inflação (INPC) + PIB + Produtividade
Jornada
Elevar o adicional extraclasse de 20% para 1/3 da jornada;
Carreira
Alterar o adicional de quinquênio para triênio;
Formação
Adicional de 10% para especialização, 15% para mestrado e 20% para doutorado;
Piso
Equiparar o piso da Educação Básica e unificar o piso da Educação Superior (BH/Interior)
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.