Notícias

Professores continuam em greve e marcam nova assembleia

26 de abril de 2018

Depois de quatro horas de negociações no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os patrões pouco avançaram em sua contraproposta, e as professoras e professores do setor privado de ensino decidiram dar continuidade à greve, durante assembleia realizada no hall da Assembleia Legislativa nessa quinta-feira, 26. Ainda não temos nada garantido. As ameaças à categoria persistem.

Clique aqui e leia: Greve se fortalece: professores da PUC Minas e de outras escolas aderem ao movimento, e alunos declaram apoio à categoria; confira vídeo de estudantes

A nossa luta por garantia de direitos tem sido diária e árdua. A cada dia uma batalha. Houve um recuo da proposta inicial de rasgar a nossa Convenção, mas ainda prevalecem grandes ameaças. A nova proposta apresentada, ainda não oficialmente, altera de forma significativa 10 itens da nossa atual CCT, o que nos mostra que precisamos continuar lutando. A mudança do período de férias não nos atende. Alterar a disciplina do/a professor/a sem prévia concordância nos parece pretexto para demissão e demonstra a pouca preocupação do patronal com a qualidade da educação.

Outra aspecto é que queremos ter nossos direitos garantidos em caso de demissão. E para isso é imprescindível que as homologações sejam feitas no sindicato. Queremos nossa entidade sindical cada vez mais forte e combativa e assim não aceitamos a tentativa de enfraquecê-la.

A proposta de reajuste vai de 1% para 1,56%, enquanto o aumento das mensalidades foi entre 8% e 12%. Contra essas e outras propostas apresentadas hoje em negociação, nós continuaremos nosso movimento de greve. Os próximos dias serão decisivos para as nossas vidas! Agradecemos o apoio e o entendimento de toda a comunidade escolar. Contamos com vocês para a valorização da nossa profissão e para a melhoria da qualidade da educação.

Nova rodada de negociações será realizada às 14h30 desta sexta-feira, 27/4, entre representantes dos dois sindicatos.

Já na próxima segunda-feira, dia 30, às 17h, outra assembleia está programada, também no espaço democrático da Assembleia Legislativa, quando avaliaremos os desdobramentos das negociações e decidiremos sobre os rumos do nosso movimento.

Todos/as lá, em greve! A luta continua! Diga não ao retrocesso!

Assembleia dos professores do setor privado

Dia: 30/4 – segunda-feira 
Horário: 17 horas 
Local: Espaço democrático da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – BH) 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha