O Sinpro Minas manifesta forte repúdio à perseguição de professores/as de escolas particulares em Três Corações, no sul de Minas. De acordo com denúncias feitas ao sindicato, um pai de alunos postou em rede social, após o resultado da eleição presidencial, ameaças à liberdade de cátedra dos docentes, com críticas a uma suposta “doutrinação” dos estudantes.
A perseguição manifestada na internet afronta de forma inequívoca os princípios constitucionais da liberdade de aprender e de ensinar e do pluralismo de ideias e concepções pedagógicas.
Conforme prevê a legislação educacional em vigor e a Constituição Federal, o direito à crítica pode e deve ser exercido no ambiente escolar, como parte do propósito de promover o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Infelizmente, o episódio em Três Corações soma-se a tantos outros no país. Inúmeros/as professores/as têm sido ameaçados/as por pais e apoiadores do candidato eleito, com a intuito de implantarem um regime de medo e censura nas escolas.
Dessa forma, o Sinpro Minas reitera o repúdio a quaisquer atitudes que objetivam amordaçar, constranger ou intimidar professores/as. Manifestamos a nossa solidariedade a toda a categoria e reafirmamos o nosso compromisso com a democracia e a liberdade durante o exercício da atividade docente.
O sindicato também coloca-se à disposição para defender seus direitos, como já faz há mais de 85 anos. Em caso de retaliação ou ameaça, procure o Sinpro Minas.
O professor é a solução, não o problema.
Contatos para denúncias:
Regional Varginha: (35) 3221 1831 / 5659
Geral: (31) 3115-3000
Plantão diretoria: (31) 3115-3046
Plantão agente sindical: (31) 3115-3001
Plantão jurídico: (31) 3115-3018
E-mail: sinprominas@sinprominas.org.br
RESISTIREMOS! NÃO NOS CALARÃO!
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.