Notícias

Programa de TV do Sinpro Minas na Mostra de Cinema de Ouro Preto

28 de junho de 2016

O Extra-Classe participou da 11ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), realizada entre os dias 22 e 27 de junho, na histórica cidade mineira. A iniciativa do programa de TV do Sinpro Minas foi compartilhada com o público, em mesa organizada pela rede Kino, dentro da programação do evento, sobre projetos audiovisuais que dialogam com a educação.

cineop mesa educação
Cineop educação
“Falamos do trabalho feito com a participação de todos ao longo desses oito anos de exibição do programa. Foi uma experiência muito rica e importante, que permitiu mostrar um pouco da comunicação classista e alternativa feita pelo Sinpro Minas”, disse o jornalista Denilson Cajazeiro.

MESA EDUCAÇÃO CINEOP

A mostra, cujo eixo temático foi Cinema, TV e Educação, exibiu filmes que refletiram, a partir da abertura democrática, os estigmas, as práticas e a herança da ditadura que perduraram na vida social brasileira. A programação também incluiu oficinas, workshops, debates, seminários, exposições, lançamento de livros, shows e atrações artísticas. (confira mais no site da mostra).

cabra marcado para morrer
Cena de “Cabra marcado para morrer”, do cineasta Eduardo Coutinho, homenageado na mostra.


Extra-Classe

O Extra-Classe é o programa de TV concebido pela diretoria do Sinpro Minas. Está no ar desde março de 2008 e, em agosto de 2015, passou a ser transmitido pela Rede Minas de Televisão, aos sábados, às 10 horas da manhã, com reprise às terças-feiras, às 12h30.

Com uma proposta educativa, o programa exibe reportagens e entrevistas sobre educação, cidadania, meio ambiente, cultura, entre outros temas de interesse público e relevância social, sob o ponto de vista de educadores, estudantes, trabalhadores, representantes de movimentos sociais, pesquisadores e outros atores sociais que, geralmente, estão fora do circuito midiático convencional.

Com a preocupação de ampliar o olhar sobre os mais variados assuntos, o Extra-Classe busca estimular a troca de experiências entre professores e a comunidade escolar, fomentar a reflexão, incentivar a luta por direitos daqueles que estão à margem da sociedade, levar assuntos em debate no meio social para dentro da escola, bem como fazer o trânsito inverso e dar visibilidade aos diferentes saberes e práticas educacionais, tendo em vista a construção de uma educação transformadora, que contemple a diversidade sociocultural do país.

Atualmente, o programa têm investido em um formato mais polifônico e com um viés documental. Em um dos quadros recém-criados, o Ser professor, educadores relatam aspectos do cotidiano da profissão, com o objetivo de valorizar e incentivar a carreira docente.

As edições ficam disponíveis na página do Sinpro Minas, para ampla divulgação.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha