Programa de TV do Sinpro Minas recebe dois prêmios de jornalismo

2 de maio de 2016

O Extra-Classe, programa de TV do Sinpro Minas, recebeu o primeiro e o terceiro lugares na 9a edição do Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG). A cerimônia de premiação ocorreu neste sábado (30/4), em Belo Horizonte.

As duas reportagens vencedoras, feitas pela equipe de Comunicação do sindicato (Débora Junqueira, Denilson Cajazeiro, Cécilia Alvim, Saulo Martins e Nanci Alves), em parceria com a Agência Movimento, abordaram a contribuição da cultura negra para a formação da identidade brasileira e a importância de se valorizar a liberdade religiosa no país, diante de casos de intolerância. O segundo lugar foi para reportagem feita pela TV Alterosa sobre a dura realidade de índios da tribo Maxakali em quatro cidades mineiras.

“Em um momento como esse, em que forças conservadoras planejam dar um golpe em nossos direitos sociais e na democracia, receber uma premiação como essa fortalece a luta do sindicato por uma mídia democrática, que dialogue com toda a sociedade e dê a devida visibilidade a pautas de interesse público no campo da educação, da cidadania, dos trabalhadoras e da boa e necessária política”, ressaltou o diretor do Sinpro Minas Aerton Silva, ao criticar a cobertura feita pela grande mídia da realidade brasileira.

Para a presidenta da Sinpro Minas, Valéria Morato, o prêmio é um reconhecimento do trabalho que o sindicato desenvolve na área da Comunicação. “É muito gratificante ver que estamos no caminho certo, do interesse público, de possibilitar à sociedade uma reflexão a respeito de temas que a grande mídia não discute. Trata-se de um instrumento de transformação da sociedade”, destacou Valéria Morato.

O programa Extra-Classe é produzido desde 2008 pelo Sinpro Minas e veiculado na Rede Minas de Televisão, todo sábado, às 10h da manhã, com reprise na terça-feira, às 12h30. Exibe entrevistas e reportagens sobre educação, trabalho, cidadania, movimentos sociais, meio ambiente, cultura, entre vários outros temas da atualidade, sob o ponto de vista dos professores e da educação.

Há oito anos no ar, o programa já recebeu seis prêmios de jornalismo (clique aqui e confira as edições do Extra-Classe).

Délio Rocha
Promovido desde 2007, o prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público visa estimular, divulgar e prestigiar os trabalhos de interesse público produzidos pelos jornalistas mineiros. Nessa última edição, foram 148 trabalhos inscritos em seis categorias (impresso, TV, rádio, estudante, internet e fotografia).