Programação de férias dos cineclubes do Sinpro Minas

3 de julho de 2013

Para os 60 anos do Assalto ao Quartel Moncada (26 de julho de 1953),  luta inaugural da revolução cubana no século XX, apresentaremos dois filmes que simbolizam o papel da revolução cubana como um dos eventos marco da história contemporânea, seu impacto e significado reverberam como nunca neste momento da América Latina, com seus ventos de mudança progressista.

Comentários: Sérgio Danilo Miranda Rocha – curador da Mostra de cinema de Homenagem à Revolução: Épica a Revolução Cubana

_______________________________________________________________________

Cineclube Joaquim Pedro de Andrade

Rua Tupinambás, 179 / 14º andar – centro

02/07/2013 – Terça-feira – 19h Sou Cuba – “Soy Cuba”

Direção: Mikhail Kalatozov – 1964 – Rússia, Cuba – drama – 141 min.

Quatro histórias ambientadas na Cuba pré-revolucionária. Em Havana, Maria envergonha-se quando o homem de quem gosta descobre como ela ganha a vida. Pedro, um camponês idoso, descobre que a terra que cultiva foi vendida a uma empresa. Um universitário vê seus amigos serem atacados pela polícia quando distribuíam panfletos a favor de Fidel Castro. Por fim, uma família de camponeses é ameaçada pelas forças de Batista.

09/07/2013 – Terça-feira – 19h – Memórias do Subdesenvolvimento“Memorias del Subdesarrollo”

Direção: Tomás Gutiérrez Alea – 1968 – Cuba – drama – 97 min.

Retrato lúcido e poético de Cuba no começo dos anos 60, Memórias do Subdesenvolvimento é um clássico do cinema latino-americano. Um olhar carinhoso e crítico sobre os rumos da revolução cubana, narrado por Sérgio, um homem que se vê subitamente sozinho em Havana, depois que sua mulher e seus pais migram para os EUA. O espectador é convidado a passear pelas ruas da capital cubana e a encontrar personagens reais, num filme que mistura com ficção e documentário. Baseado na obra de  Desnoes, Memórias inconsoláveis.

________________________________________________________

Cineclube Uma tela no meu bairro

Rua Jaime Gomes, 198, centro

04/07/2013 –  quinta-feira -19h Sou Cuba – “Soy Cuba”

Direção: Mikhail Kalatozov – 1964 – Rússia, Cuba – drama – 141 min.

11/07/2013 – quinta-feira – 19h – Memórias do Subdesenvolvimento – “Memorias del Subdesarrollo”