Notícias

Projetos conservadores ameaçam autonomia dos professores

18 de setembro de 2015

Dentro da onda conservadora que assola o país, tramitam na Câmara dos Deputados projetos que representam uma afronta à autonomia docente. O Projeto de Lei 7180/2014, de autoria do deputado Erivelton Santana (PSC), estabelece prisão de três meses a um ano, além de multa, para o profissional da educação “que condicionar o aluno a adotar determinado posicionamento político, partidário, ideológico ou qualquer tipo de constrangimento causado por outrem por adotar posicionamento diverso do seu”.

Outros projetos de cunho conservador, como o PL 867/2015 que cria o “Programa Escola sem Partido”, foram apensados ao PL 7180. A matéria ainda precisa passar por análise de comissões até chegar ao plenário.

O PL 7180 altera a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB) com o objetivo de vedar a educação sexual, moral e religiosa, apoiada em uma suposta falácia acerca de uma “ideologia de gênero”, que demonstra total desconhecimento dos precedentes da história da pedagogia e da educação brasileiras. A democracia e os direitos individuais estão sendo ameaçados por essas ofensivas. Trata-se da ação retrógrada, orquestrada por alguns grupos religiosos na política. Embora se digam contra uma “ideologia”, atuam para frear e interromper a consolidação de valores básicos da democracia, como o tratamento igual aos indivíduos, independentemente do que os singulariza e a promoção, no ambiente escolar, do respeito à pluralidade e diversidade que caracterizam as sociedades contemporâneas e que são dever da escola abordá-los entre seus jovens.

Como entidade sindical e, mais do que isso, educacional e, portanto, também eminentemente política, o Sinpro Minas, filiado à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CONTEE), posiciona-se radicalmente contra esses projetos conservadores.

Leia também: Contee manifesta repúdio ao PL 867/15, o PL da mordaça

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha