Notícias

Propostas dos candidatos à Presidência da República que todos/as devem conhecer

9 de outubro de 2018

O futuro do Brasil passa pela educação pública e de qualidade.

O segundo turno das eleições presidenciais acontecerá dia 28 de outubro e é passada a hora de conhecermos os projetos dos dois candidatos que concorrem ao pleito de principal gestor da administração pública brasileira.

O primeiro turno das eleições, por inúmeras razões, privou os brasileiros e brasileiras de conhecer a fundo as propostas dos candidatos. A polarização do debate se deu mais em questões subjetivas, como a negação da política, que fez bater recordes as abstenções e os votos brancos e nulos.

Contudo, é preciso ter a compreensão de que a política é o único caminho da transformação saudável de uma sociedade e debater os programas de governos dos candidatos é essencial para conduzir a boas escolhas e evitar retrocessos.

É nosso dever comparar os projetos dos candidatos à presidência da República para escolher o melhor para o nosso país.

Confira, reflita e seja atuante em defesa do projeto de governo que melhor atenda a necessidade da maioria do povo brasileiro e que esteja sintonizado com a proposta de um Brasil solidário, inclusivo, justo e fraterno.

EDUCAÇÃO BÁSICA

HADDAD

BOLSONARO

– Revogação da Reforma do Ensino Médio, que não garante acesso à escola de todos os jovens.

– Criação de colégios militares em todas as capitais, priorizando o ensino seletivo e doutrinador.

– Revisão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na formação cidadã mpara a vida e o trabalho.

– Revisão da BNCC para priorizar conteúdos meritocráticos, competitivos e discriminatórios.

– Instituição do Programa Paz e Defesa da Vida nas Escolas destacando as relações etnicorraciais, a diversidade de gênero, o combate à homofobia e a não violência

– Defensor da Lei da Mordaça (Escola sem Partido) com foco na perseguição a professores através de equipes que atuarão como censores escolares.

– Priorização te todas as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), com ênfase na gestão democrática das escolas.

– Militarização do ensino com a promessa de nomear um general para o Minitério da Educação

– Aprovação de novo Fundo da Educação Básica (FUNDEB) permanente, com mais recursos do Governo Federal para as escolas.

– Diminuição de verbas federais para o ensino escolar público, priorizando parcerias público-privadas, instituição de vouchers para escolas particulares.

– Programa de inclusão digital a partir do primeiro ano do ensino fundamental e programa de permanência nas escolas para jovens em situação de pobreza.

– Implementação da Educação à Distância (EaD) desde o Ensino Fundamental (6 a 14 anos) até a Educação Superior, com o objetivo de baratear a educação.

FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

HADDAD

BOLSONARO

– Revogação da Emenda Constitucional 95 (PEC da Morte), que congelou os invetimentos públicos por 20 anos e desvinculou os recursos da educação previstos na Constituição também por duas décadas.

– Manutenção da Emenda Constitucional 95 e ampliação das políticas de ajuste fiscal, compreendendo os investimentos em educação e demais políticas públicas (saúde, segurança, transporte e moradia)

– Investimentos no valor de 10% do PIB em educação (meta 20 do PNE), priorizanto a creche até a Educação Superior.

– Não se compromete em aumentar recursos, mas, sim, em privatizar a educação púbica.

– Instituição do Custo Aluno Qualidade (CAQ) para equalizar os investimentos em todas escolas públicas do país.

– Parcerias público-privadas priorizando o repasse de verbas públicas para escolas particulares.

– Recomposição dos recursos dos royalties e outras riquezas advindas da exploração do petróleo para o Fundo Social e para a Educação.

– Mantém a política do Governo Temer de desvincular as riquezas do petróleo das políticas públicas, privilegiando acionistas privados.

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO

HADDAD

BOLSONARO

– Realização de Prova Nacional para ingresso na Carreira Docente equivalente a concurso público para ingresso na Educação Pública.

– Terceirização de todos os postos de trabalho na educação pública (votou a favor da terceirização irrestrita e da reforma trabalhista)

– Manutenção e ampliação de direitos com revogação de parte da Reforma Trabalhista e da lei de terceirização indiscriminada.

– O candidato a vice-presidente propôs o fim do direito ao repouso semanal remunerado, 13º salários e 1/3 de férias.

– Regulamentação do piso salarial para todos profissionais da educação, com diretrizes nacionais de carreira.

– Terceirização e precarização do trabalho dos/as educadores de todos os níveis da educação (básica e superior)

OUTRAS PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO

HADDAD

BOLSONARO

– Manutenção da política de cotas nas universidades, democratizando o acesso à Educação Superior.

– Extinção da política de cotas nas universidades, promovendo a exclusão de milhares de pessoas de baixa renda.

– Reconhece Paulo Freire como patrono da educação brasileira.

– Promete “ expurgar” a ideologia de Paulo Freire das escolas.

– Continuidade da política de expansão das universidades públicas e Institutos Federais de Edcuação, Ciência e Tecnologia.

– Investimento exclusivo em escolas militares e privatização das escolas públicas, com terceirização de seus profissionais.

Outras comparações retiradas de jornais de grande circulação e entrevistas dos candidatos e que nos municiam de informações para podermos comparar os programas dos candidatos:

LIBERDADE

– Haddad/Manuela: Propõe que o Estado atue na proteção dos direitos do indivíduo, o que inclui a garantia de liberdade de pensamento, religião e comportamento, sem imposição de restrições nem qualquer tipo de censura

Bolsonaro/Mourão: Propõe liberdade, mas defende que uma ideologia prevaleça sobre as outras com relação ao comportamento, religião e entendimento do que é certo e errado. Ou seja, defende que um pensamento único, o dele, seja imposto pelo governo para a sociedade.

IMPOSTOS

– Haddad/Manuela: Isenção de imposto de renda para quem ganha até 5 SM e simplificação dos tributos, facilitando a vida dos pequenos produtores. https://www.brasil247.com/pt/247/maranhao247/366496/Haddad-promete-isenção-de-IR-para-quem-ganha-até-5-salários-mínimos.htm

– Bolsonaro/Mourão: Aumento de impostos para trabalhadores e mais pobres (que hoje são isentos ou pagam 15% e passarão a pagar 20% de IR) e redução de impostos para mais ricos (que hoje pagam 27,5% e passarão a pagar apenas 20%). Recriação da CPMF.

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/20/opinion/1537447119_621795.html

SEGURANÇA

– Haddad/Manuela: Deixar sob responsabilidade do Estado, em particular da PF, o combate ao crime organizado que se espalhou pelo país, reequipando e contratando mais policiais para investigar as organizações criminosas.

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2018/09/12/interna_politica,988268/haddad-propoe-federalizar-o-combate-ao-crime-organizado.shtml

– Bolsonaro/Mourão: distribuir armas para população, que terá que cuidar de sua própria segurança ao invés do Estado garantir a segurança dela.

https://www.brasildefato.com.br/2018/10/04/alvo-de-bolsonaro-estatuto-do-desarmamento-evita-133-mil-assassinatos-por-ano/

DITADURAS

– Haddad/Manuela: defende a democracia e a participação do povo nas decisões. Em especial, apontando um caminho para ajudar nossos vizinhos a reencontrar a democracia.

– Bolsonaro/Mourão: Defende ditaduras, em particular a ditadura brasileira, que segundo ele devia ter matado e torturado mais.

IMPRENSA

– Haddad/Manuela: democratizar as comunicações, impedindo monopólios da imprensa e permitindo maior diversidade de opiniões.

– Bolsonaro/Mourão: manter atual o monopólio da mídia, com poucas opções de emissoras e políticos mandando nas rádios, TVs e jornais.

CONSTITUIÇÃO

– Haddad/Manuela: Promover mudanças na constituição para reformar o atual o sistema político, o sistema bancário e a estrutura tributária. Quem deve decidir a forma de fazer essas mudanças é o Congresso, democraticamente e sem golpes.

https://www.cartacapital.com.br/politica/congresso-deve-escolher-caminho-para-reformar-constituicao-diz-haddad

– Bolsonaro/Mourão: Apesar de formalmente defender a Constituição, sempre se declarou a favor da ditadura e fala em promover um golpe caso não consiga aprovar o que deseja.

https://istoe.com.br/vice-de-bolsonaro-general-mourao-admite-que-na-hipotese-de-anarquia-pode-haver-autogolpe-do-presidente/

PRESÍDIOS E DROGAS

Haddad/Manuela: Reduzir a massa carcerária do Brasil e focar na prisão dos grandes traficantes, não dos usuários, que devem ser tratados no sistema de saúde e assistência social, como ocorreu na cracolandia em São Paulo quando ele era prefeito.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/01/programa-reduz-em-80-total-de-usuarios-na-cracolandia-diz-prefeitura.html

– Bolsonaro/Mourão: Prender até usuários de drogas e aumentar a superlotação dos presídios, auxiliando no trabalho do PCC para recrutamento de novos criminosos. https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/06/07/projeto-bolsonaro-stf.htm

SINDICATOS E DIREITOS TRABALHISTAS

– Haddad/Manuela: Revogar a reforma trabalhista do governo Temer e criar um novo estatuto do trabalho, que garanta direitos e flexibilidade para os trabalhadores. (https://porem.net/2018/09/28/haddad-vai-revogar-a-reforma-trabalhista/)

Bolsonaro: Propõe enfraquecer sindicatos, que cada um se vire sozinho na negociação e defende reduzir ainda mais os direitos dos trabalhadores, depois de ter votado a favor da reforma trabalhista de Temer.

PLANO DO Haddad/Manuela:

http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000629808//proposta_1536702143353.pdf

PLANO DO Bolsonaro/Mourão:

http://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000614517//proposta_1534284632231.pdf

Fontes: CNTE, jornais de ampla circulação, entrevistas e programas dos candidatos.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha