Notícias

Prova Brasil será obrigatória a particulares em 2013

17 de agosto de 2012

A partir do ano que vem, todas as escolas particulares do País deverão ser obrigadas a fazer a Prova Brasil, avaliação aplicada pelo governo federal aos alunos da rede pública a cada dois anos, usada para calcular o Ideb e avaliar o desempenho do sistema. Atualmente, apenas uma amostra das escolas privadas realiza essa prova.

O objetivo do governo, de acordo com o ministro da Educação. Aloizio Mercadante, seria obter uma análise mais aprofundada desse universo. “Vamos tornar obrigatória para a rede privada a Prova Brasil a partir de 2013″, afirmou o ministro nesta terça (14/08), antes da divulgação dos resultados.

Na rede privada, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda é a maior referência de desempenho, apesar de não ser feito por todos os alunos da escola, apenas pelos que pretendem usá-lo para ingressar em uma universidade federal ou disputar uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

A Prova Brasil é aplicada nas 4ª e 8ª séries (5º e 9º ano, respectivamente) do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. Os alunos respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas.

Fonte: Estadão

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha