PUC Minas demite professores e funcionários

29 de outubro de 2012

Professores e funcionários da PUC Minas vivem um clima de terror diante das demissões que têm ocorrido na instituição de ensino. O medo que se instala deve-se à falta de transparência da universidade em relação aos critérios das dispensas.

Em assembleia realizada no dia 24 de outubro, na universidade, os professores manifestaram sua indignação com a falta de respeito por parte da direção da instituição ao tratar o assunto de forma desumana, contrariando os princípios que norteiam os valores católicos.

Diálogo e respeito profissional são fundamentais. O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais repudia o tratamento dado àqueles que atuaram na construção dessa instituição, a “melhor universidade privada do Brasil”.

Segundo o Sindicato dos Auxiliares em Administração Escolar – SAAEMG, entre as dezenas de trabalhadores demitidos, muitos apresentavam entre 10 e 20 anos de tempo de serviço.  As entidades sindicais denunciam que o objetivo da instituição com essas demissões é mercantilista e não leva em conta os aspectos humanistas propagados ou estabelecidos pelos documentos da instituição.  Educação não é mercadoria!

Sabe-se que a Puc Minas tem implementado um plano de contenção de custos com a finalidade de diminuir os gastos com a folha de pagamento e para isso faz reduções de carga horária e demite aqueles com mais experiência (titulações, mais tempo de serviço) ou seja, aqueles que  ajudaram a construir a universidade.

O lucro da instituição alcançou 50 milhões de reais no último ano, conforme balanço da Sociedade Mineira de Cultura, publicado no jornal Diário do Comércio, em abril de 2012. Isso mostra a alta lucratividade e o grande negócio que se transformou a educação.

O Sinpro Minas repudia a atitude da direção com a divulgação de “listas” contendo os nomes de possíveis demitidos, cau­san­do instabilidade emocional e indignação entre os professores e funcionários nesse período de encerramento das atividades acadêmicas.

Reafirmamos ainda a necessidade de suspensão das demissões e a abertura de diálogo com a representação de todos os segmentos da comunidade acadêmica a fim de se buscar solução para os problemas de forma democrática e humanista. Foi realizada outra assembleia de professores, na noite da última terça-feira (30/10), para definir as próximas ações da categoria. Em breve, o resultado será divvulgado neste site.