Notícias

PUC Minas recua e diz que 34 serão dispensados

26 de novembro de 2012

Em reunião com o Sinpro Minas, realizada nesta segunda-feira (26/11) na Superintendência Regional do Trabalho, a PUC Minas informou que 34 professores serão dispensados, sendo que 11 desses expressaram, em ata da Câmara de Departamento, interesse em serem desligados do quadro de pessoal da universidade.

 

Segundo a instituição de ensino, entre os critérios para a efetivação da dispensa estão a anualização de cursos, departamentalização, extinção de curso ou de turno e adequação de carga horária. Na listagem da PUC Minas, 50% dos demitidos tem mais de 15 anos de casa e 25% está na instituição há mais de 30 anos. O que, na avaliação do Sindicato dos Professores, demonstra que o tempo de casa foi um dos critérios determinantes para a escolha dos docentes a serem dispensados.

 

Na reunião, o Sinpro Minas se comprometeu a entregar à SRT um levantamento sobre as demissões ocorridas em todas as unidades da PUC Minas, no período entre janeiro de 2009 e novembro de 2012, para uma avaliação sobre a média das dispensas imotivadas. Nesse período, somente nas unidades da universidade em Belo Horizonte, o sindicato homologou 116 dispensas sem justa causa.

 

Para o vice-presidente do Sinpro Minas, Marco Eliel Santos de Carvalho, que acompanhou a reunião na SRT, o número apresentado pela PUC Minas apresentou um recuo diante das informações que haviam chegado ao sindicato e do anúncio na última reunião de que as demissões atingiriam 40 professores. “As ações do Sinpro Minas em realizar assembleias com os professores e solicitar a intervenção da SRT e do Ministério Público foram fundamentais para um recuo da instituição quanto às demissões”, afirma.

 

 

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Geral
Mundo
Opinião
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Cataguases
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Paracatu
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha